Para o presidente da Associação dos Criadores de Camapuã (Acricam), Roberto Suassuna, a competência e a visão empreendedora dos produtores da região contribuem com o elevado status de Mato Grosso do Sul no contexto nacional do agronegócio. E esta condição poderá ser atestada por quem for à 39ª Exposição Agropecuária (Expocam), que acontecerá de 17 a 21 deste mês.
“A Expocam é uma das melhores tradições para dar visibilidade ao trabalho que fazem os produtores do Estado e do País. E, sobretudo, traduz a capacidade dos criadores camapuanenses e de toda região, onde é criado o bezerro de qualidade com uma das mais apuradas tecnologias genéticas para a produção de animais precoces”, diz Suassuna. O líder ruralista está confiante em mais uma exposição bem-sucedida, com a superação de expectativas.
PROGRAMAÇÃO – Suassuna destaca os itens da programação que colocam a Expocam entre as mais atrativas feiras do gênero. Os shows musicais agendam, a partir de quarta-feira, 17, com fechamento no domingo, 21, festejados nomes da música local e nacional. A abertura, dia 17, ficará a cargo dos talentos camapuanenses, confirmando o potencial artístico do município. Depois se apresentarão, pela ordem, Paulo Merísio e a Noite do Chamamé (dia 18); Humberto & Ronaldo, com o sertanejo universitário (19); Teodoro & Sampaio (20); e a chave de ouro no domingo, com o retorno aos palcos da dupla Luiz Goiano & Girsel da Viola, que voltaram a cantar e tocar juntos.
Haverá rodeio durante três dias com a boiada do renomado Paulo Emílio e a animação do locutor Marcos Brasil Filho. Herdeiro do consagrado Marco Brasil, ele já é um dos mais requisitados animadores de rodeios no País. A programação das arenas ainda inclui o rodeio com carneiros e as tradicionais e aguardadas disputas do laço comprido. “Esta é uma das atrações mais aguardadas, tendo em vista o interesse cada vez maior que as pessoas vêm demonstrando pelo esporte”, observa o dirigente.
LEILÕES – Segundo Suassuna, existe também uma expectativa enorme pela realização dos leilões, em virtude da alta qualidade genética dos animais, especialmente os bezerros de ciclo curto. “Camapuã tem mostrado ao Brasil sua grande e qualificada produção de bezerros. Desmama-se já com 300 kg a 340 kg. Tem que investir muito e investir bem em tecnologia genética pra chegar a esse nível. São animais precoces dando lucros mais rápidos ao produtor”, enfatiza.
Além dos leilões, que começam no dia 13, estão programados os torneios de gado leiteiro, com a presença de criadores de várias regiões do Estado. Depois da ordenha, que terá início na quarta-feira, 17, os produtores participarão de um shop milk e de palestras, para depois entrarem nas fases de disputa e julgamentos.
Roberto Suassuna fez questão de agradecer à diretoria pelo empenho no preparo do evento e prestou seu reconhecimento a todos os parceiros que tornaram possível essa programação, citando, principalmente, a Prefeitura Municipal (administração de Delano Huber), a Câmara de Vereadores e o Governo de Mato Grosso do Sul. “A Acricam tem total apoio da Prefeitura e da Câmara, reforça Suassuna. ]
“Fizemos um convênio definindo a parte de cada um. E com isso, na soma de esforços, poderemos oferecer uma exposição à altura de todas as expectativas, que certamente vai agradar não só Camapuã e a região, mas às pessoas dos vários lugares do Estado e do País. Por isso, a diretoria da Acricam renova o convite: venham todos para a nossa Camapuã, participem, divirtam-se, cantem, divulguem sua cultura e seus produtos, integrem-se e fortaleçam nosso sistema produtivo. Estes são os objetivos da Expocam”, finaliza Roberto Suassuna.
Fonte: Canalms