|
© Divulgação |
O Programa, que contará com uma coordenadora (cirurgiã-dentista), auxiliares de Saúde Bucal que atuará de forma itinerante, um projeto destinado a faixa etária de 0 a 6 para os centros de Educação Infantil( CEI), e a ampliação d o acompanhamento nas escola de 6 a 14 anos que já era realizado com acompanhamento de escovação bochecho com flúor.
aproximadamente 13 mil crianças e adolescentes matriculados do pré A ao 5º ano do ensino fundamental, inclusive da área rural irão receber atendimentos e serão acompanhados pelos professores diariamente e monitorados semanalmente pela Dentista coordenadora do programa.
A iniciativa é uma parceria entre a Gerencia de Saúde e Prefeitura municipal o projeto leva o conhecimento para professores e visa fazer da escovação uma rotina diária dos alunos da rede municipal de ensino. |
© Divulgação |
O Prefeito Enelto Ramos acompanhou de perto a Abertura do Programa nas escolas acompanhado pela Gerente de Saúde Ivana Paião.
“O projeto é inovador . Ele previne para não sobrecarregar o sistema. Momentos como esse dão uma injeção de ânimo para seguir em frente a favor do interesse público”, salientou a Gerente de Saúde.
A coordenadora do Programa, fez uma breve apresentação e conduziu um trabalho de escovação com os pequeninos de 0 a 6 Anos. Ensinando os professores a como fazer a higienização bucal dos bebes e ensinando uma boa escovação aos pequeninos que com escovas nas mãos, demonstraram a autonomia que o programa busca alcançar nos alunos a partir de agora nas escolas da rede. |
© Divulgação |
A fim de facilitar o trabalho educativo nos consultórios odontológicos da rede municipal, Além da atenção especial aos alunos serão disponibilizados kits de materiais educativos.
Para o Prefeito Enelto Ramos , essa nova atividade vai fazer a diferença no futuro dessas crianças. “O dia de hoje fará parte da história da saúde de Sonora , em especial da Saúde Bucal. “Tivemos que contratualizar e ampliar porque não tínhamos políticas públicas como a que estamos lançando neste momento ”, lembrou Enelto.
A secretária também anunciou que em breve será lançada vários projetos de desenvolvimento educativos da saúde Bucal para auxiliar e estimular os cuidados com os dentes. Fonte: ASSECOM
Por: Carla Sampaio
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.