Campo Grande (MS), Sábado, 27 de Abril de 2024

ALCINÓPOLIS| Coleta itinerante recolhe quase duas mil embalagens de defensivos agrícolas no município

06/06/2017

16:27

JE

© Divulgação

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente (Semudes), a 1ª Coleta Itinerante de Alcinópolis, realizada no último sábado (03), recolheu 1894 embalagens vazias de agrotóxicos. 

A ação pioneira na região norte do estado teve o objetivo de preservar o meio ambiente, dando a destinação correta ao material tóxico, e atendeu cerca de 50 produtores entre pequenos, médios e grandes pecuaristas.

A coleta foi realizada pela Prefeitura de Alcinópolis, Sindicato Rural e Patronal e Associação Campo-grandense das Revendas Agrícolas (ACRA), com o apoio dos vereadores Marcão e Weliton Guimarães, Alvorada, Nutribem e Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO). 
© Divulgação
Segundo a Secretária Municipal de Desenvolvimento, a bióloga Bruna Barbosa, as embalagens não podem ser descartadas em aterros comuns porque prejudicam o meio ambiente. “Ações como está facilitam a vida do produtor e ainda protegem o meio ambiente, pois evitam que esse material entre em contato com solo e a água, evitando a contaminação da natureza”, explicou. 

O prefeito Dalmy Crisóstomo da Silva esteve no Sindicato Rural durante a coleta, bem como a técnica em Meio Ambiente da Semudes, Eulizanja Alves Freitas e representantes das empresas que apoiaram a ação. “É preciso dar alternativa para que os pecuaristas da região possam descartar suas embalagens de defensivos agrícolas em locais corretos para que suas propriedades trabalhem de forma mais sustentável”, disse o prefeito. 
© Divulgação
O presidente do Sindicato Rural, Daniel Cochito, enfatizou que os organizadores ficaram satisfeitos com a quantidade de embalagens recolhidas, ressaltando que boas parcerias sempre geram resultados positivos. “O Sindicato é parceiro para que novas ações como esta sejam desenvolvidas”, disse. 

O material recebido foi encaminhado à central da ACRA e em seguida será recolhido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) para destinação final, como a reciclagem ou incineração.


Fonte: ASSECOM

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: