Câmara aprova projeto que autoriza o Executivo Municipal a comprar vacinas contra o coronavírus
03/02/2021
13:12
CMS
Por unanimidade, os vereadores de Costa Rica aprovaram em sessão ordinária nesta segunda-feira (02), projeto que autoriza a prefeitura a comprar vacinas contra a Covid-19.
A proposta autoriza a aquisição de vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e não fornecidas pelo Programa Nacional de Imunizações, com objetivo de garantir a cobertura de todos os costarriquenses, respeitando os grupos prioritários estabelecidos pelo Plano Municipal de Imunização contra o coronavírus.
Desta forma, o Poder Executivo fica autorizado ainda a instituir ou participar de consórcios com Estados e/ou Municípios da federação, a fim de compartilhar recursos e tecnologias, realizar pesquisas ou desenvolver a capacidade de produção local de vacinas, especialmente por intermédio de órgãos e instituições públicas.
“Se por ventura o Governo Federal liberar a aquisição das vacinas, Costa Rica têm condições de realizar a compra e imunizar toda nossa população”, explicou sobre a proposta o vereador Rayner Moraes (MDB).
O projeto de autoria da Câmara prevê a compra em caráter emergencial, em conformidade com a Medida Provisória 1026/21, que busca facilitar a compra das vacinas, insumos e artigos necessários.
Conforme destacou o presidente da Câmara, Averaldo Barbosa (MDB), vários municípios estão propondo esta Autorização Legislativa. “Caso a Anvisa e o Ministério da Saúde liberem autorizem a aquisição da vacina, com a aprovação deste projeto podemos adquirir com mais agilidade”, disse Averaldo.
O 1º secretário, Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (PL), relatou que inúmeras pessoas têm o procurado para saber sobre o cronograma de vacinação e se terão direito de receber a vacina. “Temos acompanhado a angústia das pessoas com essa doença que levou tantas vidas. Então fica aqui a nossa luta e empenho, caso haja a possibilidade de adquirir a vacina, fica autorizado a compra pelo município”, falou Juvenal.
O Projeto de Lei nº 435/2021, foi aprovado por unanimidade de votos, e segue para a sanção do prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Turismo na Rota Caminho dos Ipês é impulsionado com apoio do Sebrae
Leia Mais
Ribas do Rio Pardo se prepara para novos desafios com crescimento acelerado
Leia Mais
Fluminense garante classificação antecipada para 2ª fase da Copinha
Leia Mais
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 8,5 milhões
Municípios