AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS
Onze municípios de MS participam da pesquisa nacional de satisfação dos consumidores de energia elétrica
IASC 2025 mede a percepção da população sobre qualidade dos serviços prestados pela Energisa no Estado
22/09/2025
07:25
REDAÇÃO
Pesquisa nacional da ANEEL ouve consumidores sobre qualidade do serviço de energia elétrica em 636 municípios do país. @Freepik
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) iniciou no dia 1º de setembro a edição 2025 do Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC), a principal pesquisa nacional sobre a qualidade dos serviços de distribuição de energia elétrica no Brasil.
O levantamento segue até 30 de novembro e será realizado em 636 municípios de todas as regiões do país, por meio da aplicação de 28.958 entrevistas presenciais em domicílios.
No Mato Grosso do Sul, 11 municípios foram selecionados para participar da pesquisa, com visitas domiciliares feitas por pesquisadores da empresa Qualitest Inteligência em Pesquisa, contratada pela ANEEL para executar o estudo.
As cidades incluídas são:
Região Norte: Corumbá e Coxim
Região Sul: Naviraí, Caarapó, Bataguassu, Sete Quedas e Juti
Região Central: Campo Grande, Terenos, Ribas do Rio Pardo e Cassilândia
A amostragem foi desenhada para garantir representatividade dos diferentes perfis socioeconômicos e níveis de urbanização, abrangendo consumidores atendidos pela distribuidora Energisa MS.
O IASC busca medir a percepção dos consumidores sobre diversos aspectos da prestação do serviço elétrico, incluindo:
Qualidade do fornecimento de energia
Atendimento ao cliente
Clareza das informações prestadas
Confiança na distribuidora
Segundo a ANEEL, a pesquisa é uma ferramenta essencial para nortear ações de regulação e fiscalização, além de influenciar diretamente no relacionamento entre concessionárias e usuários.
Com base nos resultados do IASC, a ANEEL reconhece as distribuidoras mais bem avaliadas com o Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor, além da autorização para uso do Selo de Qualidade em suas comunicações institucionais.
A presidente do Concen-MS (Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS), Rosimeire Costa, reforça a importância da participação da população sul-mato-grossense na pesquisa.
“Consumidor, a sua colaboração é muito importante. Caso seja abordado, pedimos que receba os pesquisadores e responda com sinceridade às perguntas, pois suas respostas contribuirão diretamente para o aprimoramento dos serviços prestados pela Concessionária”, orienta.
Ela também alerta para a segurança durante as entrevistas: os profissionais da Qualitest estarão devidamente identificados, e, em caso de dúvidas, os consumidores podem entrar em contato com a ANEEL pelo número 167.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Especialistas defendem atenção específica para saúde da pele negra
Leia Mais
Sancionada lei de Hashioka que obriga entidades a apresentar antecedentes criminais
Leia Mais
MS recebe a Abertura Nacional do Plantio da Safra de Soja 2025/2026
Leia Mais
Presidente da Câmara de Ponta Porã vê união política na filiação de Azambuja ao PL
Municípios