MUDANÇA NOS SERVIÇOS DO DETRAN-MS
Detran-MS encerra envio impresso de guias de licenciamento a partir de agosto
Proprietários de veículos com placas finais de 7 a 0 deverão acessar documentos por canais digitais; medida será ampliada a todos em 2026
30/07/2025
07:00
REDAÇÃO
Guias de licenciamento agora serão acessadas digitalmente por site, app ou atendimento presencial nas agências do Detran-MS (Foto: Agência de Notícias de MS)
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) anunciou que, a partir de agosto de 2025, as guias de licenciamento veicular impressas não serão mais enviadas às residências dos proprietários de veículos com placas terminadas em 7 a 0. A medida será estendida a todos os finais de placa em 2026.
Segundo o órgão, a decisão faz parte de uma política de modernização e transição para um Estado Digital e mais sustentável, reduzindo o uso de papel e otimizando recursos públicos.
Dados do próprio Detran-MS indicam que apenas 9,2% das guias enviadas via Correios resultam em pagamento. Por outro lado, 54% dos pagamentos já ocorrem por meio do portal Meu Detran, o que evidencia a adesão crescente dos usuários aos serviços digitais.
"Esta é uma evolução natural dos nossos serviços, impulsionada pela busca por eficiência e pela experiência do cidadão", afirma o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade.
Além de reduzir custos com impressão e envio, a iniciativa permite redirecionar investimentos para projetos tecnológicos, ampliando a eficiência dos serviços e a acessibilidade digital ao cidadão.
A decisão também está alinhada à política estadual de um Estado Verde, com foco na sustentabilidade ambiental, e ao Estado Digital, que visa tornar os serviços públicos mais ágeis, inclusivos e acessíveis.
O Detran-MS oferece diversos canais para emissão da guia, de forma digital ou presencial:
Portal Meu Detran: www.meudetran.ms.gov.br
Aplicativo Detran-MS: disponível para celulares Android e iOS
WhatsApp da Glória: (67) 3368-0500 – assistente virtual do Detran
Agências do Detran-MS: atendimento presencial permanece disponível
O órgão garante que todos os canais estão preparados para atender a população de forma eficaz, e que ninguém será prejudicado pela mudança.
"A análise de dados nos mostrou que a adesão aos canais digitais já é uma realidade para a maioria dos sul-mato-grossenses", conclui Rudel.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mulher espancada por ex-jogador de basquete terá que passar por cirurgias na face
Leia Mais
ANS mantém início da mamografia aos 50 anos e reforça cobertura para casos com indicação médica
Leia Mais
Rinoplastia: estética ou saúde? Entenda quando a cirurgia do nariz é necessária
Leia Mais
INSS paga ressarcimento a mais de 1,2 milhão de aposentados até quinta-feira
Municípios