SEBRAE
Campo Grande recebe a primeira Sala da Mulher Empreendedora da região Centro-Oeste
Iniciativa do Sebrae/MS e Prefeitura Municipal oferece atendimento gratuito e capacitação para mulheres que empreendem ou desejam abrir o próprio negócio
06/05/2025
08:15
ASSECOM
MARIA GORETI
Sala da Mulher Empreendedora foi inaugurada com a presença de representantes da Prefeitura Municipal e Sebrae/MS
Para apoiar mulheres que desejam empreender ou já possuem o próprio negócio, a primeira Sala da Mulher Empreendedora da região Centro-Oeste foi inaugurada, na tarde desta segunda-feira (5), em Campo Grande. Fruto de uma parceria entre o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal, o espaço é o terceiro no Brasil e está localizado na sede da Secretaria-Executiva da Mulher (Semu), na Rua 15 de Novembro, nº1373, com atendimento ao público das 7h30 às 11h e das 13h às 17h.
Além de fortalecer a atuação feminina no empreendedorismo, o novo espaço busca ampliar a geração de renda, a autonomia e o acesso das mulheres ao mercado formal. Segundo dados da Receita Federal, as mulheres representam 44,8% dos Microempreendedores Individuais (MEIs) em Campo Grande, com atuação predominante nas áreas de beleza, moda, vendas e alimentação.

Da esquerda para a direita: Camilla Nascimento, vice-prefeita de Campo Grande; Adriane Lopes, prefeita de Campo Grande; Sandra Amarilha, diretora-técnica do Sebrae/MS; e Angélica Fontanari, secretária-executiva da Mulher.
Segundo a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, o intuito é ampliar ainda mais o acesso das mulheres ao empreendedorismo e oferecer atendimento gratuito. “A Sala da Mulher Empreendedora vem somar às políticas públicas trazendo resolutividade na prática. Aqui temos equipes técnicas capacitadas pelo Sebrae para oferecer conhecimento e ajudar as mulheres na formalização do negócio. Então, a Sala traz oportunidades reais para as mulheres de Campo Grande, profissionalizando o trabalho que desenvolvem, alavancando geração de renda e de empregos na Capital”, destacou.
De acordo com a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, a Sala da Mulher Empreendedora compõe a rede estendida de atendimento do Sebrae e é um importante canal para fomentar o empreendedorismo entre as mulheres. “Nós temos um terreno fértil em Campo Grande para o empreendedorismo feminino, no entanto, é necessário criar uma potente rede de apoio para capacitação e orientação e é isso que oferecemos. Nosso intuito é fazer com que essa mulher não só abra uma empresa e, sim, sobreviva nesse mercado tão competitivo e consiga transformar a realidade onde está inserida”, expôs Amarilha.

Sandra Amarilha, diretora-técnica do Sebrae/MS, reforçou a importância da iniciativa para o fomento ao empreendedorismo feminino
Orientações e capacitação
A Sala da Mulher Empreendedora é um ponto exclusivo de atendimento ao público feminino. Entre os serviços gratuitos oferecidos estão a formalização como Microempreendedora Individual (MEI), emissão de boletos DAS, declaração anual, regularização, alteração e baixa de CNPJ, além de apoio no cadastro e recuperação de senha gov.br. Capacitações gratuitas também fazem parte da programação, com cursos como designer de sobrancelhas, manicure e pedicure, bolsas de crochê e atendimento ao público — todos já previstos para o mês de maio.
A secretária-executiva da Mulher, Angélica Fontanari, explica que a atuação do espaço vem complementar o trabalho já desenvolvido pela secretaria. “Criamos uma escola de profissionalização onde oferecemos mais de 80 cursos diferenciados nas modalidades EAD e presencial, e agora com a parceria com o Sebrae vamos praticamente dobrar essa quantidade. Além disso, muitas das mulheres já capacitadas por nós manifestaram o desejo em empreender, mas não sabem por onde começar, então, com a Sala da Mulher Empreendedora oferecemos todo esse suporte aqui”, concluiu.

Sala da Mulher Empreendedora fica na sede da Secretaria-executiva da Mulher, localizada na Rua 15 de novembro, nº 1373
Com a Sala da Mulher Empreendedora, o Sebrae/MS passa a ter quatro pontos de atendimento em parceria com a Prefeitura de Campo Grande. Há duas Salas do Empreendedor localizadas em incubadoras nos bairros Mário Covas e Zé Pereira, além de um ponto dentro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades).
Mais informações sobre a Sala da Mulher Empreendedora podem ser obtidas na Semu, por meio do número (67) 3382-7541. Outros detalhes sobre as ações do Sebrae/MS e parceiros de fomento ao empreendedorismo feminino podem ser obtidas no 0800 570 0800 ou pelo site sebraems.com.br.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MS fecha acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
Leia Mais
Ana Castela comemora 22 anos com surpresa romântica de Zé Felipe
Leia Mais
Arauco destaca coragem e responsabilidade ao comunicar ações sustentáveis durante a COP 30
Leia Mais
Sala Lilás é inaugurada em Pedro Gomes e reforça o enfrentamento à violência contra a mulher em MS
Municípios