Campo Grande (MS), Terça-feira, 06 de Maio de 2025

SEBRAE

Campo Grande recebe a primeira Sala da Mulher Empreendedora da região Centro-Oeste

Iniciativa do Sebrae/MS e Prefeitura Municipal oferece atendimento gratuito e capacitação para mulheres que empreendem ou desejam abrir o próprio negócio

06/05/2025

08:15

ASSECOM

MARIA GORETI

Sala da Mulher Empreendedora foi inaugurada com a presença de representantes da Prefeitura Municipal e Sebrae/MS

Para apoiar mulheres que desejam empreender ou já possuem o próprio negócio, a primeira Sala da Mulher Empreendedora da região Centro-Oeste foi inaugurada, na tarde desta segunda-feira (5), em Campo Grande. Fruto de uma parceria entre o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal, o espaço é o terceiro no Brasil e está localizado na sede da Secretaria-Executiva da Mulher (Semu), na Rua 15 de Novembro, nº1373, com atendimento ao público das 7h30 às 11h e das 13h às 17h.

Além de fortalecer a atuação feminina no empreendedorismo, o novo espaço busca ampliar a geração de renda, a autonomia e o acesso das mulheres ao mercado formal. Segundo dados da Receita Federal, as mulheres representam 44,8% dos Microempreendedores Individuais (MEIs) em Campo Grande, com atuação predominante nas áreas de beleza, moda, vendas e alimentação.

Da esquerda para a direita: Camilla Nascimento, vice-prefeita de Campo Grande; Adriane Lopes, prefeita de Campo Grande; Sandra Amarilha, diretora-técnica do Sebrae/MS; e Angélica Fontanari, secretária-executiva da Mulher.

Da esquerda para a direita: Camilla Nascimento, vice-prefeita de Campo Grande; Adriane Lopes, prefeita de Campo Grande; Sandra Amarilha, diretora-técnica do Sebrae/MS; e Angélica Fontanari, secretária-executiva da Mulher.

Segundo a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, o intuito é ampliar ainda mais o acesso das mulheres ao empreendedorismo e oferecer atendimento gratuito. “A Sala da Mulher Empreendedora vem somar às políticas públicas trazendo resolutividade na prática. Aqui temos equipes técnicas capacitadas pelo Sebrae para oferecer conhecimento e ajudar as mulheres na formalização do negócio. Então, a Sala traz oportunidades reais para as mulheres de Campo Grande, profissionalizando o trabalho que desenvolvem, alavancando geração de renda e de empregos na Capital”, destacou.

De acordo com a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, a Sala da Mulher Empreendedora compõe a rede estendida de atendimento do Sebrae e é um importante canal para fomentar o empreendedorismo entre as mulheres. “Nós temos um terreno fértil em Campo Grande para o empreendedorismo feminino, no entanto, é necessário criar uma potente rede de apoio para capacitação e orientação e é isso que oferecemos. Nosso intuito é fazer com que essa mulher não só abra uma empresa e, sim, sobreviva nesse mercado tão competitivo e consiga transformar a realidade onde está inserida”, expôs Amarilha.

Sandra Amarilha, diretora-técnica do Sebrae/MS, reforçou a importância da iniciativa para o fomento ao empreendedorismo feminino

Sandra Amarilha, diretora-técnica do Sebrae/MS, reforçou a importância da iniciativa para o fomento ao empreendedorismo feminino

Orientações e capacitação

A Sala da Mulher Empreendedora é um ponto exclusivo de atendimento ao público feminino. Entre os serviços gratuitos oferecidos estão a formalização como Microempreendedora Individual (MEI), emissão de boletos DAS, declaração anual, regularização, alteração e baixa de CNPJ, além de apoio no cadastro e recuperação de senha gov.br. Capacitações gratuitas também fazem parte da programação, com cursos como designer de sobrancelhas, manicure e pedicure, bolsas de crochê e atendimento ao público — todos já previstos para o mês de maio.

A secretária-executiva da Mulher, Angélica Fontanari, explica que a atuação do espaço vem complementar o trabalho já desenvolvido pela secretaria. “Criamos uma escola de profissionalização onde oferecemos mais de 80 cursos diferenciados nas modalidades EAD e presencial, e agora com a parceria com o Sebrae vamos praticamente dobrar essa quantidade. Além disso, muitas das mulheres já capacitadas por nós manifestaram o desejo em empreender, mas não sabem por onde começar, então, com a Sala da Mulher Empreendedora oferecemos todo esse suporte aqui”, concluiu.

Sala da Mulher Empreendedora fica na sede da Secretaria-executiva da Mulher, localizada na Rua 15 de novembro, nº 1373

Sala da Mulher Empreendedora fica na sede da Secretaria-executiva da Mulher, localizada na Rua 15 de novembro, nº 1373

Com a Sala da Mulher Empreendedora, o Sebrae/MS passa a ter quatro pontos de atendimento em parceria com a Prefeitura de Campo Grande. Há duas Salas do Empreendedor localizadas em incubadoras nos bairros Mário Covas e Zé Pereira, além de um ponto dentro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades).

Mais informações sobre a Sala da Mulher Empreendedora podem ser obtidas na Semu, por meio do número (67) 3382-7541. Outros detalhes sobre as ações do Sebrae/MS e parceiros de fomento ao empreendedorismo feminino podem ser obtidas no 0800 570 0800 ou pelo site sebraems.com.br.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: