AQUIDAUANA
4ª Edição da Festa do Pequi celebra cultura e gastronomia regional em Camisão, Aquidauana
01/02/2025
08:00
REDAÇÃO
A 4ª edição da Festa do Pequi teve início nesta sexta-feira (31) no distrito de Camisão, em Aquidauana, a 141 quilômetros de Campo Grande, e segue até o domingo (2). O evento gratuito celebra o pequi, fruto símbolo do Cerrado, e reúne gastronomia local, música e uma excelente oportunidade para empreendedores da região.
Com 13 barracas montadas, sendo 11 dedicadas a produtos derivados do pequi, o público pode se deliciar com pratos como pastel de peixe com pequi, arroz com pequi, e até hambúrguer e pão feitos à base da fruta. As opções são variadas, oferecendo uma experiência gastronômica única para os visitantes.
"É um momento importante para homenagear esse produto regional, valorizando a cultura local e os moradores, que pela primeira vez têm um espaço exclusivo para expor seus produtos", afirmou Miriam Aveiro, presidente da Associação dos Empreendimentos do Corredor Turístico Paxixi e do Conselho Municipal de Turismo.
A festa também conta com a presença de figuras locais, como o cinematógrafo Jairton Bezerra, que destacou a importância do evento. "Fui convidado no ano passado. Para quem gosta da fruta, é uma experiência única. A Miriam é uma grande amiga, e o evento representa o que o nosso estado tem de melhor", afirmou Bezerra.
Além da gastronomia, a festa oferece uma programação musical variada. Na noite de abertura, os artistas Gabriel Castilho e a dupla Lino & Nando agitaram o público. No sábado (1º), o Grupo Campezito e a cantora Gleici Helena se apresentam, e no domingo (2), o encerramento será marcado por um almoço na praça de alimentação e show da dupla Michel & Felipe, a partir das 11h.
A Festa do Pequi também contribui para o fortalecimento da economia local, beneficiando comerciantes, pousadas e empreendimentos turísticos de Camisão e Piraputanga. Além de aproveitar a festa, os visitantes podem explorar as belezas naturais da região, como a trilha dos mirantes no Morro do Paxixi e passeios de gaiola.
Para quem deseja visitar, a viagem até Camisão é tranquila, com cerca de 1h50 de trajeto pela BR-262 e MS-450. O local oferece opções de pousadas e pesqueiros com Day Use, com valores entre R$ 50 e R$ 70.
A Festa do Pequi é uma realização da Prefeitura de Aquidauana, com organização da Secretaria de Cultura e Turismo e apoio da Associação de Moradores e Lideranças de Camisão. Não perca a chance de vivenciar a cultura e os sabores do Cerrado em um evento que já é tradição na região!
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Vacinação contra a gripe tem Dia D neste sábado em Campo Grande com 15 pontos abertos
Leia Mais
Autor da Semana de Combate à Pedofilia, deputado Rinaldo divulga ações de prevenção
Leia Mais
De mãe para filho: parceria que caminha lado a lado na gestão de negócios
Leia Mais
Lukas Agustinho se apresenta em Campo Grande no sábado, 17 de maio, no Festival da Juventude Cristã
Municípios