Campo Grande (MS), Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2025

SEBRAE

Chapadão do Sul se destaca no fomento à inovação a partir de trabalho conjunto de instituições

Ecossistema Local de Inovação do município foi selecionado pelo Sebrae Nacional como um dos dez casos de sucesso do país

09/01/2025

07:00

ASSECOM

Empresários, representantes de instituições públicas e privadas, além de pesquisadores e universidades, compõem o Ecossistema de Inovação de Chapadão do Sul

Inovação vai além de boas ideias: é a capacidade de transformá-las em mudanças concretas que impactem positivamente a sociedade. Para que esse processo floresça, é essencial o engajamento de representantes de diferentes setores. Em Chapadão do Sul, essa união de esforços, por meio do Ecossistema Local de Inovação, tem se destacado, criando um ambiente cada vez mais favorável à implementação de melhorias.

Nesse contexto, a atuação do grupo no município foi reconhecida como um dos dez casos de sucesso do Brasil pelo Sebrae Nacional e pela Impact Hub – rede global de organizações sem fins lucrativos que fomenta o desenvolvimento de ideias empreendedoras e inovação. O reconhecimento, segundo o gerente da Regional Norte do Sebrae/MS em exercício, Lucas Borelli, aponta a relevância de Mato Grosso do Sul no cenário nacional.

Com o apoio do Sebrae, 11 Ecossistemas Locais de Inovação foram consolidados no Estado e um está em fase de implementação. Em meio a esse cenário, Chapadão do Sul foi pioneiro ao adotar a inovação como ferramenta para o desenvolvimento e tem evoluído nessa área de maneira exponencial. “Esse reconhecimento valida os esforços do Sebrae/MS e de todos os atores locais em fomentar a inovação, tanto no agronegócio quanto em outras áreas, promovendo um ambiente colaborativo e próspero. O fato de Chapadão do Sul estar entre os dez cases do país, reflete o sucesso de uma estratégia bem-sucedida que pode servir de modelo para outras regiões”, ressaltou Borelli.

Membros do Ecossistema de Inovação de Chapadão do Sul trabalham em conjunto para o desenvolvimento de ideias que possam gerar transformação no município.

Denominado “Inovadão”, o Ecossistema de Inovação de Chapadão do Sul é composto por entidades que representam as quatro hélices essenciais para o fomento de novas ideias que transformem a realidade: poder público, academia, empresas e sociedade civil. Participam do grupo uma rede de empreendedores, pesquisadores, investidores, instituições de ensino, além de representantes do setor público e privado. Dentre os membros que fazem a gestão, está a professora de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Dra. Narle Silva Teixeira. Ela ressalta que a principal contribuição do Ecossistema foi possibilitar a conexão entre os setores para desenvolverem soluções em conjunto.

“Como representante da universidade, é essencial compreender a realidade do empreendedor e das instituições privadas. Com isso, temos plena consciência do nosso papel, que vai além da formação acadêmica: buscamos trazer novos conhecimentos que impulsionem o desenvolvimento local, por meio de projetos e pesquisas que gerem resultados concretos. A metodologia de Inovação nos posiciona de maneira distinta, e essa nova perspectiva é levada para a universidade. Buscamos nos tornar uma universidade empreendedora, que não só estimula, mas contribui para a criação de novos negócios e o fomento de talentos empreendedores”, explicou a professora Narle.

Jornada rumo ao sucesso: como Chapadão do Sul avançou na área da inovação

Desde 2021, Chapadão do Sul passou por várias etapas fundamentais que consolidaram a cidade como um polo de inovação. O início dessa jornada foi marcado por um levantamento feito pelo Sebrae para mapear os principais atores e entidades que compõem ecossistema local, além de identificar novas oportunidades e integrar iniciativas. Em 2022, a cidade vivenciou uma fase de conscientização, com eventos e ações que envolveram os atores mapeados e destacaram a importância da inovação para o desenvolvimento local.

O grande marco aconteceu em novembro do mesmo ano, com o lançamento oficial do Ecossistema de Inovação e o Pacto pela Inovação de Chapadão do Sul, que fortaleceu o compromisso da cidade com o futuro. Paralelamente, o Sebrae/MS executou no município o programa Cidade Empreendedora, entre 2021 e 2024, uma iniciativa que impactou positivamente no fortalecimento do ambiente de negócios e na promoção de uma cultura de inovação, criando um legado inovador para a cidade e comércio local.

Para entender como o Ecossistema Local de Inovação tem impulsionado um futuro promissor para a comunidade de Chapadão do Sul, um case completo, com todas as informações e diretrizes que guiaram esse processo, está disponível na página do Sebrae. Basta clicar aqui e preencher os dados solicitados para realizar o download do documento.

Mais informações sobre demais ações do Sebrae estão disponíveis na Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: