SEBRAE
Após apoio do Sebrae, startup cresce e prevê dobrar o faturamento em 2025
Sediada em Maracaju (MS), a empresa aposta na automação inteligente para descomplicar a gestão financeira e fiscal de empresas em todo o Brasil, por meio de plataforma on-line
08/01/2025
11:15
ASSECOM
Apoiada pelo Living Lab, Startup de Mato Grosso do Sul tem ganhado destaque na otimização dos processos financeiros. Crédito: Sebrae/MS
Demonstrando que é possível inovar e prosperar no mercado financeiro, mesmo em um cenário desafiador, a Porter SGE, especializada em soluções para gestão financeira, inicia 2025 com perspectivas otimistas. A startup prevê dobrar o faturamento já nos dois primeiros meses do ano, graças à dedicação em 2024 a duas iniciativas do Sebrae: o Living Lab – laboratório de inovação que proporcionou mentorias, participação em eventos e missões empresariais – e o Capital Empreendedor, programa que capacitou os empreendedores para acessar o mercado de capitais e investimentos de risco.
Fundada em 2022, em Maracaju, a Porter SGE oferece ferramentas inovadoras que ajudam empresas de todos os portes a otimizarem processos financeiros, reduzirem custos e aumentarem a competitividade. Suas soluções liberam tempo para que os profissionais se concentrem em atividades estratégicas. Entre os diferenciais, destacam-se a automação de tarefas manuais, como conciliação bancária, geração de relatórios e controle de fluxo de caixa.
A plataforma também fornece uma visão completa e em tempo real da saúde financeira das empresas, além de integrar-se a outros sistemas de gestão empresarial. Suas soluções são flexíveis e escaláveis, atendendo desde startups até grandes corporações.
“A Porter SGE utiliza inteligência artificial para simplificar toda a parte considerada chata e repetitiva da gestão financeira, como emissão de notas e controle fiscal. Nossa plataforma automatiza o fluxo bancário, organiza informações e permite que o cliente visualize relatórios claros sobre a saúde financeira do negócio. Já na área fiscal, o sistema torna a emissão de notas extremamente prática, possibilitando sua geração em poucos cliques e segundos”, explica Thiago Oliveira, CEO da startup.
A ideia para a criação da empresa surgiu durante uma conversa com um amigo empresário, que relatava dificuldades na emissão de notas fiscais. Thiago identificou a necessidade de um sistema automatizado que integrasse a gestão financeira e fiscal. “Quando idealizei a Porter, meu objetivo era colocar toda a gestão financeira na palma da mão do empresário. Começamos com uma solução simples e, ao longo do tempo, fomos automatizando e aprimorando o sistema. Hoje, nossa meta é torná-lo ainda mais proativo, gerando relatórios e identificando pontos de melhoria automaticamente”, compartilha o CEO.
O apoio do Sebrae/MS foi fundamental para que a startup superasse os riscos iniciais e atingisse a fase de crescimento e escalabilidade. Em novembro de 2023, a Porter ingressou no Programa de Aceleração do Living Lab, que proporcionou mentorias e conexões importantes. Em 2024, a empresa participou de eventos como o Web Summit Rio, um dos maiores encontros de inovação e tecnologia do mundo, além de missões empresariais e eventos locais, como o Startup Day e o EmpreendeFest, que reuniu mais de 15 mil visitantes.
A startup Porter SGE marcou presença no EmpreendeFest 2024, evento promovido pelo Sebrae/MS. Crédito: Sebrae/MS
“Graças ao Sebrae e ao Living Lab, conseguimos estruturar melhor nosso modelo de negócios, aperfeiçoar vendas e marketing, além de selecionar sócios estratégicos. Trouxemos Carlos Henrique Machado dos Santos, com experiência em multinacionais, para assumir a área de tecnologia como CTO. O impacto do Living Lab foi imenso para nossa evolução”, destaca Thiago.
Outro marco importante foi a participação no programa Capital Empreendedor, que prepara empresas para captação de recursos. Durante quatro meses, a Porter passou por capacitações e mentorias que fortaleceram sua gestão financeira. Na etapa final, realizada em São Paulo, a startup foi classificada entre as cinco melhores de Mato Grosso do Sul e teve acesso direto a investidores.
O Programa Capital Empreendedor fez parte da trajetória de preparação da startup Porter SGE. Crédito: Sebrae/MS
“Participar do Capital Empreendedor foi um divisor de águas. Melhoramos nossa gestão jurídica, avaliamos o valor da empresa (valuation) e alinhamos nossa estratégia. As mentorias nos ajudaram a aumentar o faturamento em 50%, melhorar a margem de lucro e refinar o marketing. Hoje temos um planejamento financeiro até 2028 e estamos prontos para o mercado. Por conta do Living Lab e do Capital Empreendedor, estamos em plena fase de crescimento escalável, com projeções muito positivas para 2025. Já nestes primeiros dois meses do ano queremos dobrar o faturamento”, conclui Thiago.
Mais informações aos empreendedores que desejam acelerar seus negócios estão disponíveis na Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Eldorado Brasil realiza feirão de empregos em Inocência, neste sábado (11)
Leia Mais
Chapadão do Sul se destaca no fomento à inovação a partir de trabalho conjunto de instituições
Leia Mais
Campo Grande oferece 2.254 vagas no mercado de trabalho nesta quinta-feira (9)
Leia Mais
Previsão de chuva moderada e temperaturas altas para quinta-feira em Mato Grosso do Sul
Municípios