Campo Grande (MS), Segunda-feira, 25 de Novembro de 2024

SANEAMENTO

Análises mostram cloro na medida, pH ideal e alta qualidade da água de Campo Grande

28/08/2024

07:00

ASSECOM

@Divulgação

Considerada uma das melhores do país, a água de Campo Grande é testada e aprovada em laboratório diariamente, a cada hora. São avaliados índices sobre cor da água, turbidez, concentração de cloro residual livre, fluoreto, pH e coliformes totais.

No Laboratório de Qualidade da Águas Guariroba, que fica dentro da Estação de Tratamento de água, são analisadas cerca de 3 mil amostras de água por mês, mais de 36 mil análises por ano. Um monitoramento constante, que impacta na qualidade da água distribuída na Capital.

“Hoje nós temos um padrão de excelência da qualidade da água, graças a um conjunto de ações que nós realizamos, desde a captação até a chegada na casa do cliente, realizando o monitoramento. Temos um tratamento cuidadoso, que passa por muitos processos, e um monitoramento em laboratório completo e eficaz, que é extremamente rigoroso”, explica a gerente de operações, Marjuli Morishigue.

Antes de seguir para as torneiras, a água bruta captada nos córregos Guariroba e Lageado passa por várias etapas de tratamento. Entre elas, a de agitação da água para flocular as impurezas, facilitando a sua remoção; remoção das impurezas por forças físicas (separação de misturas); retenção das impurezas mais finas num filtro de areia e antracito; adição de cloro, assegurando que a água distribuída não contenha microrganismos e adição de uma pequena quantidade de flúor para evitar cáries.

Nas análises realizadas em laboratório são verificados 67 parâmetros de qualidade, atendendo as normas da Portaria nº 888, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, como a quantidade de cloro na água, a ausência de coliformes totais e o pH ideal para consumo humano, que deve variar entre 6 e 9,5. Valores de pH fora desta faixa podem trazer riscos à saúde, o que não é o caso da água de Campo Grande.

A coleta das amostras é realizada em represas, pontos da rede de distribuição, na Estação de Tratamento de Água, nos reservatórios, além dos poços profundos, e até nos hidrômetros, o que garante o monitoramento em todas as etapas do serviço de coleta, tratamento e abastecimento de água.

Desde 2016, o laboratório da Águas Guariroba tem processos acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE). Semestralmente, a análise das águas brutas é realizada pelo laboratório da concessionária e outro terceirizado também acreditado pelo Inmetro.

Os resultados são disponibilizados na fatura de água e no site da Águas Guariroba mensalmente, podendo ser acessados pelo link – https://www.aguasguariroba.com.br/documentos/  .


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: