Campo Grande (MS), Sábado, 27 de Abril de 2024

COLUNA

Com Jota Menon

03/02/2024

08:25

JOTA MENON

 

TRISTE VERDADE – Estabelecimentos religiosos (igrejas, templos e outros): 579,7 mil – 286 para cada 100 mil habitantes; estabelecimento de ensino (escolas, creches, universidades): 264,4 mil – 130 para cada 100 mil habitantes; estabelecimento de saúde (hospitais, clínicas, pronto socorro): 247,5 mil – 122 para cada 100 mil habitantes. Parece mentira, mas é verdade. A soma de estabelecimentos de ensino e hospitalares não atinge igual o número de templos religiosos no Brasil. Tem gente rezando de menos nesse país.

DIA D – A próxima terça-feira, 6 de fevereiro, será o dia D para o deputado Rafael Tavares (foto à direita), do PRTB. Nesse dia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga, em instância final, o recurso dele contra a decisão do Tribunal Regional de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) que lhe cassou a candidatura (e, logo, o mandato), por ter burlado a lei das cotas de gênero na eleição de 2022.

PAULO DUARTE NA FITA – No maior quieto, Paulo Duarte, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Corumbá, aguarda o resultado do recurso. Apesar da expressiva votação (16.663 votos), Paulo Duarte (foto à esquerda) não se elegeu na eleição passada, porque seu partido, o PSB, não atingiu o coeficiente eleitoral. Se for cassada a candidatura de Tavares, o coeficiente cai e o PSB será beneficiado com uma cadeira na “sobra de legenda”. Já o PRTB, que só elegeu Tavares, fica sem deputado, porque os votos dele serão considerados nulos e aí é seu partido que não atinge o bendito (para o Paulo Duarte) coeficiente eleitoral.

ESTREANTE – Eleito com 31.952 votos no pleito eleitoral passado, o que lhe valeu a sétima colocação entre os melhores votados no Estado, o ex-prefeito de Bataguassu e ex-presidente da Assomasul, Pedro Arlei Caravina (PSDB), estreia na Assembleia Legislativa na próxima terça-feira, 5, quando será aberto o ano legislativo. Em seu primeiro ano de mandato, Caravina (foto à direita) atendeu convite do governador Eduardo Riedel e ocupou a cadeira de chefe da Casa Civil do Governo do Estado. Dizem que Caravina promete como deputado estadual. Vamos aguardar pra ver no que vai dar!

JOÃO CÉSAR MATTOGROSSO – Com o retorno de Caravina, quem deixa a Alems é João César Mattogrosso (foto à esquerda) que sobe para a Governadoria onde responderá pela subchefia da Casa Civil. Para assumir o mandato de deputado estadual no lugar de Caravina, ele teve de renunciar o mandato de vereador. Resta saber se ele tentará voltar à Câmara Municipal ou se fica no Governo Estado esperando nova oportunidade de retornar à Alems.

NÃO DEMORA – Por sinal, há quem aposte que João César Mattogrosso retorna à Alems o mais tardar no ano que vem na cadeira ora ocupada pelo deputado Paulo Corrêa. Com uma pequena adequação na Constituição Estadual, Paulo Corrêa (foto à direita) voltou a ser o nome mais forte para ocupar uma cadeira de Conselheiro do Tribunal de Contas de MS. Até o ano passado, a idade impeditiva para a eleição ao posto de conselheiro era 65 anos, com uma emenda constitucional, a idade passou a 70 anos. Vai daí que…

ARTICULANDO – Quem deu o ar da graça na Câmara de Campo Grande na manhã desta sexta-feira, 02/02, durante sessão solene de reabertura dos trabalhos legislativos, foi a senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (PP/foto acima com prefeita Adriane Lopes e vereador Carlão Borges). Ela esteve no Legislativo ao lado da prefeita e sua correligionária Adriane Lopes que vai disputar a reeleição em outubro. O presidente da Câmara Municipal, vereador Carlão, é apontado como pré-candidato a prefeito de seu partido, o PSB, mas nenhum dos demais pré-candidatos dispensariam a sua companhia se ele aceitasse ser candidato a vice-prefeito.

FORTALECENDO – Além de eleger correligionários e se fortalecer para participar do processo sucessório estadual, Tereza Cristina continua 100% leal ao ex-presidente Bolsonaro e uma de suas metas é pavimentar a estrada para que o possível candidato a presidente do PL possa repetir, em 2026, a boa votação que obteve aqui em MS em 2022.

RETORNANDO – A sessão desta sexta-feira marcou, também, o retorno à Câmara Municipal do vereador Sandro Benites. Ele havia se licenciado para comandar a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande em novembro do ano passado. Com sua exoneração, assume o cargo a médica Rosana Leite de Melo, que era secretária-adjunta. Em lugar de Rosana assume Aldecir Dutra de Araújo.

PESQUE E SOLTE – Desde ontem está liberada a modalidade de pesca esportiva modelo pesque-e-solte. A liberação vale para o rios Paraguai e Paraná e prevalecerá até dia 1º de março, quando a pesca volta a ser liberada em todo o Estado, respeitadas as normas legais que regem a pesca esportiva em Mato Grosso do Sul. No destaque fotográfico acima, um exemplar do tucunaré que, há pouco mais de 10 anos, era “praga” no “Paranazão” e seus tributários e que hoje está prestes a entrar para a lista das espécimes protegidas pelo período de defeso (piracema).

PARANÁ PESQUISA – Instituto preferido dos bolsonaristas, o Paraná Pesquisa apresenta um levantamento bastante interessante e que coloca Lula disputando o segundo turno contra Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas. A planilha da pesquisa realizada na segunda quinzena de janeiro com pessoas de todos os estados brasileiros será apresentada hoje ao alto comando do Partido Liberal (PL) ao qual Bolsonaro é filiado.

LULA VENCE EM TODAS – Segundo a pesquisa, Lula venceria Bolsonaro (que está inelegível, ressalte-se) por uma pequena margem, um empate técnico: 44% a 42%. Triunfaria também sobre Michelle, mas por margem mais larga: 45% a 38%. Assim como sobre Tarcísio de Freitas: 56% a 35%. O governador paulista tem um desempenho pior, mas, em compensação, sua rejeição é mais baixa que a de Bolsonaro e Michelle.

Valéria Valenssa com roupa que usou para uma série recente na televisão

PRA MATAR SAUDADE – Valéria Valenssa (foto acima), que fez sucesso como a Globeleza das vinhetas de carnaval da TV Globo durante 15 anos e se afastou dos desfiles no início dos anos 2000, se prepara para voltar ao Sambódromo neste carnaval. Ela integrará alguns projetos socioculturais na cidade de Maricá, onde foi nomeada na tarde desta sexta-feira, como embaixadora da cidade.

VIVA O PORCO! – Após a edição deste Politicando vamos pegar um grude e depois entrar em concentração para a decisão de domingo contra o São Paulo que vai ser um repeteco do que vem ocorrendo costumeiramente: mais um título para a galeria de troféus do Palmeiras! E viva o Porco!


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: