Transferência Externa
UEMS divulga edital para Transferência Externa
Acadêmicos matriculados em outras IES podem se inscrever para estudar na UEMS entre 16 e 25 de outubro
04/10/2023
15:30
ASSECOM
@Divulgação
Está disponível para consulta o Edital de Transferência Externa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) para a matrícula em 2023 e ingresso no ano letivo de 2024. As vagas estão distribuídas em 12 Unidades da UEMS. A Transferência Externa é destinada a acadêmicos que estão regularmente matriculados em séries a partir do 3º semestre (2º ano) em outras Instituições de Ensino Superior (IES). Os universitários podem ser oriundos de IES públicas, particulares, nacionais e/ou internacionais.
Confira o edital na página da Diretora de Registro Acadêmico (DRA), na parte de anexos. EDITAL Nº 35/2023/DRA/UEMS DE 03 DE OUTUBRO DE 2023: http://www.uems.br/diretoria/dra/Editais
Todos os horários previstos no Edital referem-se ao horário oficial do Estado de Mato Grosso do Sul e todos os cursos ofertados são presenciais.
Inscrições
As inscrições e a entrega dos documentos solicitados serão realizadas de 16 a 25 de outubro de 2023, diretamente na coordenadoria do curso pretendido. A lista completa da documentação exigida está no edital nos itens 4.3 e 4.4. Já os endereços das coordenações de curso estão no edital no Anexo I.
Caso o candidato não possa comparecer pessoalmente pode enviar um terceiro para fazer essa entrega, desde que este esteja munido com uma procuração simples. O modelo da procuração simples está no Anexo IV do edital.
Antes de preencher o requerimento de transferência, o candidato deverá conhecer este Edital e certificar-se de que preenche os requisitos exigidos, em relação aos quais não poderá alegar desconhecimento.
Vagas
O edital de Transferência Externa disponibiliza duas formas de inscrição sendo: Ampla Concorrência e Residente Mato Grosso do Sul.
O candidato que optar em concorrer pela cota Residente MS deve, no ato da inscrição, comprovar cada ano de permanência no Estado de Mato Grosso do Sul, no período de 2014 a 2023.
O Curso de Medicina da UEMS/Campo Grande não faz parte deste Edital de Transferência Externa. No momento não há previsão de um processo seletivo deste tipo para a graduação.
Candidatos de IES estrangeiras
Candidatos oriundos de Instituição de Ensino Superior de outros países deverão entregar a documentação autenticada pelas autoridades consulares competentes e traduzida por tradutor juramentado, sob pena de indeferimento da inscrição no processo. Todos os documentos expedidos por instituições estrangeiras devem seguir essa regulamentação. (Art. 19, § 1º, Resolução CEPE-UEMS nº 1.864/2017).
Informações importantes
É proibido, de acordo com a Lei nº 12.089 de 11/11/2009, que uma mesma pessoa ocupe 2 vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior.
É requisito, para participar do processo de Transferência Externa, que o candidato, na data de sua inscrição neste certame, esteja matriculado (cursando ou com matrícula trancada), no mínimo, no 3º (terceiro) semestre ou 2ª (segunda) série no curso de origem.
Para concorrer à vaga o candidato deverá enquadrar-se na 2ª série se o curso for de 3 anos; na 2ª ou 3ª séries se o curso 4 anos; ou na 2ª, 3ª ou 4ª série se o curso for de 5 anos (Deliberação CE/CEPE-UEMS nº 392, de 12/06/2023, homologada, com alterações, pela Resolução CEPE-UEMS nº 2.653, de 22 de agosto de 2023).
Confira o edital na página da Diretora de Registro Acadêmico (DRA), na parte de anexos. EDITAL Nº 35/2023/DRA/UEMS DE 03 DE OUTUBRO DE 2023: http://www.uems.br/diretoria/dra/Editais
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Começa hoje o Fórum Nacional Mídia Brasil de Turismo e o 8º Prêmio Piraputanga em Bonito-MS
Leia Mais
Desapega CG chega à 7ª edição como o maior evento de desapego de Campo Grande
Leia Mais
Indizíveis Vicissitudes
Leia Mais
Vinícius Júnior recebe homenagem da CBF em celebração ao Dia da Consciência Negra e descobre suas raízes africanas
Municípios