Transferência Externa
UEMS divulga edital para Transferência Externa
Acadêmicos matriculados em outras IES podem se inscrever para estudar na UEMS entre 16 e 25 de outubro
04/10/2023
15:30
ASSECOM
@Divulgação
Está disponível para consulta o Edital de Transferência Externa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) para a matrícula em 2023 e ingresso no ano letivo de 2024. As vagas estão distribuídas em 12 Unidades da UEMS. A Transferência Externa é destinada a acadêmicos que estão regularmente matriculados em séries a partir do 3º semestre (2º ano) em outras Instituições de Ensino Superior (IES). Os universitários podem ser oriundos de IES públicas, particulares, nacionais e/ou internacionais.
Confira o edital na página da Diretora de Registro Acadêmico (DRA), na parte de anexos. EDITAL Nº 35/2023/DRA/UEMS DE 03 DE OUTUBRO DE 2023: http://www.uems.br/diretoria/dra/Editais
Todos os horários previstos no Edital referem-se ao horário oficial do Estado de Mato Grosso do Sul e todos os cursos ofertados são presenciais.
Inscrições
As inscrições e a entrega dos documentos solicitados serão realizadas de 16 a 25 de outubro de 2023, diretamente na coordenadoria do curso pretendido. A lista completa da documentação exigida está no edital nos itens 4.3 e 4.4. Já os endereços das coordenações de curso estão no edital no Anexo I.
Caso o candidato não possa comparecer pessoalmente pode enviar um terceiro para fazer essa entrega, desde que este esteja munido com uma procuração simples. O modelo da procuração simples está no Anexo IV do edital.
Antes de preencher o requerimento de transferência, o candidato deverá conhecer este Edital e certificar-se de que preenche os requisitos exigidos, em relação aos quais não poderá alegar desconhecimento.
Vagas
O edital de Transferência Externa disponibiliza duas formas de inscrição sendo: Ampla Concorrência e Residente Mato Grosso do Sul.
O candidato que optar em concorrer pela cota Residente MS deve, no ato da inscrição, comprovar cada ano de permanência no Estado de Mato Grosso do Sul, no período de 2014 a 2023.
O Curso de Medicina da UEMS/Campo Grande não faz parte deste Edital de Transferência Externa. No momento não há previsão de um processo seletivo deste tipo para a graduação.
Candidatos de IES estrangeiras
Candidatos oriundos de Instituição de Ensino Superior de outros países deverão entregar a documentação autenticada pelas autoridades consulares competentes e traduzida por tradutor juramentado, sob pena de indeferimento da inscrição no processo. Todos os documentos expedidos por instituições estrangeiras devem seguir essa regulamentação. (Art. 19, § 1º, Resolução CEPE-UEMS nº 1.864/2017).
Informações importantes
É proibido, de acordo com a Lei nº 12.089 de 11/11/2009, que uma mesma pessoa ocupe 2 vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior.
É requisito, para participar do processo de Transferência Externa, que o candidato, na data de sua inscrição neste certame, esteja matriculado (cursando ou com matrícula trancada), no mínimo, no 3º (terceiro) semestre ou 2ª (segunda) série no curso de origem.
Para concorrer à vaga o candidato deverá enquadrar-se na 2ª série se o curso for de 3 anos; na 2ª ou 3ª séries se o curso 4 anos; ou na 2ª, 3ª ou 4ª série se o curso for de 5 anos (Deliberação CE/CEPE-UEMS nº 392, de 12/06/2023, homologada, com alterações, pela Resolução CEPE-UEMS nº 2.653, de 22 de agosto de 2023).
Confira o edital na página da Diretora de Registro Acadêmico (DRA), na parte de anexos. EDITAL Nº 35/2023/DRA/UEMS DE 03 DE OUTUBRO DE 2023: http://www.uems.br/diretoria/dra/Editais
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Ministério da Saúde abre consulta pública sobre vacina contra meningite B no SUS
Leia Mais
Obra da nova estação de esgoto entra na reta final em Campo Grande
Leia Mais
Receita paga nesta quinta terceiro lote de restituição do IR de 2025
Leia Mais
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 76 milhões nesta quinta-feira (31)
Municípios