SENAR
Quatro gerações trabalham juntas no campo em busca de sonho em comum
Produtora de hortaliças trabalha com filha, netos e até bisnetos. Em clima de festa julina, ela conta como Senar/MS ajudou a Transformar a Vida de toda família 14/07/2023 - 08:30
14/07/2023
08:40
ASSECOM
@DIVULGÃO
Damas e cavalheiros, preparar para o caminho da roça! E dessa vez, ele nos leva ao assentamento Monjolinho, em Anastácio. Por lá, a produtora rural Cenira Martins e a filha, Elizabete Martins, se dividem na cozinha para preparar as ‘comidas caipiras’ que serão vendidas na Feira Segura do Senar/MS. Haja dedicação, alegria e muito carinho para dar conta dos pedidos! Vem se divertir e emocionar com essa família cheia de sonhos no #TransformandoVidas desta sexta (14).
Aos 71 anos, Cenira se orgulha da trajetória vivida no agro. “Eu já fiz de tudo no campo, até peoa fui! Depois que a idade chegou, com os filhos criados, eu e meu marido decidimos deixar de trabalhar para os outros e ter a nossa propriedade. Com muita luta conquistamos onde estamos há 24 anos”, conta a produtora rural.
Com o tempo a família investiu em uma pequena produção de hortaliças, leite e derivados, além de preparar pães e bolos para agregar nas vendas. Tudo que é produzido no sítio é comercializado em feiras da cidade, como a Feira Segura do Senar/MS.
“Nós temos um carinho muito grande pelo Senar/MS. Não só por nos apoiar na feira, mas por estar com a gente desde a formação. Eu fiz diversos cursos de manejo de hortaliças, pães e bolos e até mesmo informática. O Senar/MS trouxe conhecimento, capacitação e segurança para colocarmos nossas ideias em prática. Hoje, minha filha trabalha comigo, assim como meu marido, meu genro, meus netos e bisnetos. E eles também aproveitam as oportunidades que o Senar/MS oferece”, conclui.
Elizabete se mudou para a casa da mãe, Cenira, para cuidar dos pais ajudar no trabalho do campo. Uma parceria que deu certo! E sempre vem com novidades... Nesta época do ano, as duas focam nos quitutes ‘julinos’ com direito a decoração para atrair clientes na Feira Segura. “Toda época festiva a gente aproveita e todo mundo aqui gosta de festa! É muito trabalho, mas também é diversão para toda a família. Hoje, vamos levar canjica, pamonha, bolo de milho, curau, bolo de mandioca, milho cozido... E é difícil voltarmos com produtos para a casa, viu?” conta Elizabete.
“O Senar/MS abraça o produtor. Em todos os assentamentos que eu morei é nítido o cenário antes e depois Senar/MS. E sempre que vem curso para cá, a gente aproveita. Fora a ajuda com esse espaço para comercializarmos nossos produtos”, continua.
Depois de realizar o sonho de ter uma propriedade rural, Cenira vive em busca de uma nova realização que se tornou o mesmo objetivo de toda família. Com a voz embargada e os olhos brilhando, ela conta. “Eu sonho com minha cozinha industrial toda bonitinha, com os utensílios adequados... Eu me vejo trabalhando lá. Se Deus quiser, eu serei abençoada e realizarei esse sonho”, diz.
O Senar/MS trabalha para Transformar Vidas e ajudar os produtores rurais a realizarem seus sonhos! Sempre com Assistência Técnica e Gerencial, capacitações e ações sociais que tragam qualidade de vida no campo.
Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no Campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do Youtube e no site.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Destaque no Brasil, Campo Grande tem o melhor saneamento básico do Centro-Oeste
Leia Mais
HU-UFGD oferta 74 procedimentos em mutirão neste sábado
Leia Mais
Governo entrega 11 torres de videolaparoscopia para modernizar cirurgias em hospitais de MS
Leia Mais
Com apoio gratuito aos empresários, Sebrae/MS abre inscrições para o programa Brasil Mais Produtivo
Municípios