|
Divulgação |
A ExperCiência, uma exposição de experiências científicas promovida pelo Senai e Shopping Bosque dos Ipês, está contribuindo para que a população de Campo Grande possa mergulhar no fantástico mundo das ciências. Iniciada na sexta-feira (20/03) e com duração até 26 de abril, a iniciativa apresenta aos visitantes do Shopping 29 experiências, que possibilitam a compreensão de alguns experimentos da física.
Para o professor de artes Joelson Pereira Alves, 32 anos, foi uma grata surpresa se deparar com a exposição no Shopping. "Não sabia que estavam com esse trabalho aqui. Posso dizer que é algo extraordinário", declarou. A vendedora Caroline Avalos, 21 anos, também ficou surpresa com a forma leve como a física foi apresentada. "Fui ver a experiência que arrepia o cabelo e a considerei impressionante", disse, referindo-se ao gerador de Van de Graaff, que produz eletrostática.
|
Divulgação |
No equipamento, um motor movimenta uma correia isolante que passa por duas polias, uma delas acionada por um motor elétrico faz a correia se movimentar, enquanto a segunda está dentro de uma esfera metálica oca. Por meio de pontas metálicas, a correia recebe a carga elétrica de um gerador de alta tensão. A partir daí, a correia eletrizada leva a cargas até o interior da esfera metálica, onde são coletadas por pontas metálicas e conduzidas para a parte externa da esfera.
A estudante Nathália Andrade Brites, 9 anos, que estava acompanhada pelo pai Fleber Souza de Brites, 36 anos, e pela irmã Gabriele Andrade Brites, 2 anos, também ficou maravilhada com a exposição. "Nunca tinha visto algo parecido. Tudo é muito legal", disse, citando a bola surpresa - uma turbina que lança um fluxo de ar para cima e uma bola fica suspensa por causa da diferença de pressão entre a parte superior e a inferior. O pai das meninas ressaltou a importância da exposição. "Não vivenciamos essas coisas no nosso dia a dia. Aqui temos a oportunidade de compreender muitas das experiências. Minha filha ficou encantada", afirmou.
Simuladores
Além das experiências, os visitantes também puderam conferir os cinco simuladores apresentados pelo Senai e utilizados pelos alunos nos cursos de qualificação profissional relacionados à operação de máquinas pesadas como retroescavadeira, motoniveladora, trator de esteira, caminhão basculante e escavadeira. A técnica em enfermagem Jeane Camilo da Silva, 29 anos, disse que aparentemente parece algo simples de operar, mas que apresenta suas dificuldades. "O simulador é importante para as pessoas que pensam em seguir nessa profissão, assim as pessoas podem verificar se tem habilidade para esse tipo de trabalho", disse ao manusear o simulador de retroescavadeira.
|
Divulgação |
Essa também é a opinião do bombeiro militar Adriano Coelho Alaman, 38 anos. "É bom as pessoas conhecerem os simuladores, pois assim podem ver se gostam e quem sabe, até procurar um curso para trabalhar com isso", pontuou. A babá Nilva Rodrigues, 42 anos, ressaltou a importância da presença dos simuladores. "A pessoa precisa saber se tem habilidade para trabalhar com uma máquina dessas", analisou.
Serviço - A ExperCiência está montada no Shopping Bosque dos Ipês, localizado na Avenida Cônsul Assaf Trad, 4.796, Bairro Novos Estados, em Campo Grande (MS)
Fonte: ASSECOM/JCMS
Por: Daniel Pedra