|
Divulgação |
A Chefe Geral da Embrapa Pantanal, Emiko Kawakami de Resende, foi uma das mulheres homenageadas durante evento promovido pela Secretaria de Assistência Social (SMAS) de Ladário/MS, realizado na última sexta Feira, dia 27 de março. O encontro, que reuniu mais de 100 mulheres assistidas pelo Cras - Centro de Referência de Assistência Social e Creas - Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Ladário, marcou o encerramento de uma série de atividades desenvolvidas pelo Município vizinho durante o mês em que se comemora o dia da mulher – 08 de Março.
Emiko foi escolhida juntamente com outras mulheres que são exemplos de força e trabalho e que, de alguma forma, contribuem para o desenvolvimento da região atuando junto à comunidade. Além da Chefe Geral da Embrapa Pantanal, também participaram da homenagem professoras, líderes comunitárias, policiais, entre outras profissionais. Em um bate papo descontraído, cada uma delas compartilhou com as demais presentes um pouco da sua trajetória de vida, sempre marcada por escolhas que garantiram uma história de conquistas e sucesso pessoal e profissional.
Durante sua fala, Emiko contou como foi sua infância - humilde como a da maioria das mulheres presentes na plateia. Destacou a importância da educação para seu crescimento profissional: “Me sinto muito gratificada de falar da oportunidade de crescimento que cada mulher tem na vida. Temos que aprender que as únicas restrições que temos na vida e que podem nos impedir de progredir e melhorar estão em nossas mentes. Se vocês, mulheres, acreditarem que são capazes de educar, criar os filhos e de realizar grandes coisas, terão êxito!”
“Cresci em uma época em que as dificuldades para as mulheres eram muito maiores, mesmo assim estudei muito, e como venho de uma família muito humilde, tinha que trabalhar durante o dia para poder estudar a noite, no curso de Biologia. Dei aulas a partir do segundo ano de faculdade. Não parei por ai. Após a faculdade iniciei a pós graduação, e direcionei minha trajetória para o campo da pesquisa, onde atuo até hoje e me sinto realizada!”, contou Emiko.
Presente no evento, o prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria, destacou as homenageadas como exemplos de mulheres que servem como inspiração para as mães de famílias que são atendidas pelos programas e projetos da Assistência Social e declarou: “’ Que cada uma de vocês possa levar desses exemplos um pouco de virtude e acima de tudo, coragem de enfrentar a vida e seguir em frente”.
Segundo o coordenador do evento e o Secretário da SMAS, Alexandre Ramos Ohara, objetivando proporcionar uma qualidade de vida melhor aumentando a autoestima de vida das mulheres Ladarenses resolvemos mostrar a história dessas mulheres que venceram o preconceito e as dificuldades que a vida insistia em colocar frente a elas. “Que esses depoimentos e essas histórias sirvam como lição e transforme a mulher de hoje, cada vez mais independente naquilo que quer”, enfatizou Alexandre.
Fonte: ASSECOM
Por: Raquel Brunelli d'Avila