Campo Grande (MS), Terça-feira, 19 de Agosto de 2025

Procon Estadual notifica postos de combustível e promove ação orientativa em Bonito

13/03/2019

08:18

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�DIVULGA��O 
Como parte das comemora��es da Semana do Consumidor, a Superintend�ncia para Orienta��o e Defesa do Consumidor �Procon MS, �rg�o vinculado � Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assist�ncia Social e Trabalho � Sedhast, deslocou equipes at� a cidade de Bonito para realizar a��o de conscientiza��o e orienta��o de estabelecimentos comerciais locais, fiscaliza��o em ag�ncias banc�rias, lot�rica e postos de combust�vel no que diz respeito ao bom atendimento e cumprimento ao que prescreve o C�digo de Defesa do Consumidor.

Para a realiza��o dos trabalhos, o Procon Estadual contou com colabora��o decisiva do prefeito Odilson Arruda Soares, da vereadora presidente da C�mara Municipal Luiza Lima, do primeiro secret�rio Ednaldo Dias Pantera) e da equipe de assessoria de comunica��o da C�mara Municipal. A presen�a do Procon Estadual na cidade de Bonito, incluindo o superintendente Marcelo Salom�o, teve tamb�m, como objetivo efetivar a cria��o do Procon Municipal, fruto do trabalho da vereadora Luiza Lima, por meio de requerimento. Para dirigir o �rg�o municipal foi indicado o funcion�rio da Prefeitura Valter Mollmann.

Irregularidades registradas

Entre as irregularidades detectadas nos bancos, destaque para a demora no atendimento nas duas ag�ncias visitadas. No Bradesco, por exemplo, foram 54 minutos para atendimento, em mesa, de uma senhora com crian�a no colo que, pela lei, deveria ser atendida preferencialmente. Entretanto esse tipo de servi�o n�o estabelece diferen�a e nem emite senhas diferenciadas. A pessoa deve ser encaminhada ao setor denominado �Ger�ncia de Atendimento�, por ordem de chegada.

Concomitante a isso, nos caixas apesar de constar atendimento preferencial para idosos, gestantes, m�es com crian�a no colo e portadores de necessidades especiais, a demora foi de aproximadamente 25 minutos quando a legisla��o prev�, no m�ximo 15 minutos. Na Loterica Bonito as irregularidades detectados foram falta de instala��es sanit�rias e bebedouros pra o uso dos clientes e inexist�ncia de comprovantes eletr�nicos que possam demonstra a demora no atendimento.
�DIVULGA��O
No Banco do Brasil n�o foi diferente. Os clientes, em sua maioria tiveram de esperar al�m do tempo estabelecido por lei para terem suas demandas atendidas. Na ag�ncia de Bonito houve pessoas esperando por quase 50 minutos. Em rela��o aos postos de combust�vel, onde a equipe do Procon Estadual contou com colabora��o de representantes da Ag�ncia Nacional de Petr�leo (ANP),

Em rela��o aos postos de combust�vel, todas as unidades foram visitadas e notificadas a apresentar planilhas contendo valores de compra de �leo diesel, gasolina e etanol nas distribuidoras, bem como os valores de venda ao consumidor de maneira a calcular o percentual da diferen�a entre a compra e a venda.

A��o se deu tamb�m com visita a um supermercado ocasi�o em que foi realizada orienta��o aos propriet�rios e empregados a respeito dos cuidados a serem dispensados aos produtos comercializados de forma a n�o prejudicar o consumidor.

Por: Waldemar Hozano- Superintend�ncia para Orienta��o e Defesa do Consumidor �Procon/MS

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