REVALIDAÇÃO MÉDICA
Revalida 2025/2: prazo para envio de diploma médico começa hoje
Etapa é essencial para os candidatos que desejam seguir para a segunda fase do exame
20/10/2025
20:00
REDAÇÃO
MARIA GORETI
Documentação de conclusão de curso deve ser enviada até 24 de outubro pelo Sistema Revalida © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Os candidatos da primeira etapa da segunda edição de 2025 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida 2025/2) têm desta segunda-feira (20) até sexta-feira (24) para enviar a documentação que comprove a conclusão do curso de medicina no exterior. O envio é obrigatório para que o participante avance para a próxima fase do exame.
A documentação deve ser enviada exclusivamente pelo Sistema Revalida, com cópia frente e verso do diploma, certificado ou declaração de conclusão de curso. O arquivo deve estar nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 megabytes.
Além disso, o candidato deve fornecer dados da instituição de ensino estrangeira responsável pela formação, bem como o ano de conclusão do curso. É necessário que o documento esteja autenticado pela autoridade consular brasileira e reconhecido pelo Ministério da Educação do país de origem ou órgão equivalente.
Caso o diploma esteja em idioma diferente do português, inglês, francês ou espanhol, será obrigatória a apresentação de tradução juramentada. Candidatos que não enviarem a documentação no prazo estabelecido estarão automaticamente eliminados, sem possibilidade de recurso fora do período definido pelo edital.
Quem já teve a documentação aprovada em edições anteriores do Revalida não precisa reenviar, uma vez que a homologação será realizada de forma automática pelo sistema.
Resultado e recursos
A consulta ao resultado da análise documental poderá ser feita em 17 de novembro, diretamente no Sistema Revalida. Caso o documento seja rejeitado, o participante poderá entrar com recurso entre os dias 17 e 21 de novembro. O resultado final da análise documental será divulgado em 5 de dezembro.
Mesmo os candidatos que alcançarem a nota mínima nas provas teóricas aplicadas no domingo (19) não poderão seguir no processo seletivo se a documentação não estiver em conformidade com as exigências do edital.
Sobre o Revalida
O Revalida é o exame aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliar as competências de médicos formados no exterior sejam estrangeiros ou brasileiros que desejam exercer a profissão no Brasil.
Com duas edições anuais, o exame é dividido em duas etapas: teórica e prática (de habilidades clínicas). O conteúdo avalia cinco áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).
O exame não tem como finalidade avaliar ou classificar instituições estrangeiras de ensino superior.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Vírus Nipah reacende atenção na Ásia, mas especialistas apontam baixo risco global
Leia Mais
Escola do Legislativo de Ponta Porã participa de reunião institucional na capital
Leia Mais
Anvisa proíbe venda e uso de fitas importadas para clareamento dental sem registro
Leia Mais
UBS, UPA, hospital ou Samu: saiba onde buscar atendimento no SUS em cada situação
Municípios