OPERAÇÃO DA PF EM BRASÍLIA
Bolsonaro é alvo de nova operação da Polícia Federal e terá que usar tornozeleira eletrônica
Mandados de busca foram cumpridos na casa do ex-presidente e na sede do PL; STF impõe restrições e PF apreende US$ 10 mil em espécie
18/07/2025
09:00
REDAÇÃO
Jair Bolsonaro foi alvo de operação da Polícia Federal nesta sexta-feira (18) e deverá usar tornozeleira eletrônica por determinação do STF (Foto: Antonio Augusto / STF)
A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta sexta-feira (18), mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília. As ações foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e atingiram a residência do político, no Jardim Botânico, e também o escritório na sede nacional do Partido Liberal (PL).
Segundo informações do colunista Igor Gadelha, Bolsonaro estava em casa no momento da chegada dos agentes. Durante a operação, a PF apreendeu cerca de US$ 10 mil em espécie, encontrados na residência do ex-presidente. Investigadores suspeitam que o montante poderia ser utilizado para financiar uma eventual fuga do país.
A operação, ainda sem nome divulgado oficialmente, está inserida no contexto dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Jair Bolsonaro é investigado como possível articulador da trama golpista que levou à invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, após o fim de seu mandato.
Por determinação do STF, Bolsonaro agora deverá:
Usar tornozeleira eletrônica
Ficar proibido de acessar redes sociais
Evitar contato com outros investigados dos atos de 8 de janeiro
Não manter relações com diplomatas ou embaixadores estrangeiros
Cumprir recolhimento domiciliar noturno, das 19h às 7h
Segundo o blog da jornalista Camila Bonfim, o ex-presidente teria chegado a solicitar asilo político ao ex-presidente dos EUA, Donald Trump, em meio às pressões crescentes da Justiça brasileira. A tentativa coincidiria com a recente ofensiva internacional do republicano, que anunciou um tarifaço contra o Brasil, medida vista por analistas como uma estratégia política para pressionar o Judiciário brasileiro em defesa de Bolsonaro.
A Procuradoria-Geral da República (PGR), por sua vez, já pediu a condenação do ex-presidente a 43 anos de prisão, apontando-o como o líder de uma tentativa de golpe de Estado.
A Polícia Federal ainda não se pronunciou oficialmente sobre a operação, mas a expectativa é que novas fases e desdobramentos ocorram nos próximos dias.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nova lei garante fisioterapia a pacientes submetidos à mastectomia
Leia Mais
Quarta fase mira família Razuk e cumpre 20 prisões em MS e outros estados
Leia Mais
25 de Novembro reforça urgência no combate à violência contra a mulher em MS
Leia Mais
Paraíso das Águas abre Processo Seletivo para contratação de professores da Rede Municipal
Municípios