OPERAÇÃO DA PF EM BRASÍLIA
Bolsonaro é alvo de nova operação da Polícia Federal e terá que usar tornozeleira eletrônica
Mandados de busca foram cumpridos na casa do ex-presidente e na sede do PL; STF impõe restrições e PF apreende US$ 10 mil em espécie
18/07/2025
09:00
REDAÇÃO
Jair Bolsonaro foi alvo de operação da Polícia Federal nesta sexta-feira (18) e deverá usar tornozeleira eletrônica por determinação do STF (Foto: Antonio Augusto / STF)
A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta sexta-feira (18), mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília. As ações foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e atingiram a residência do político, no Jardim Botânico, e também o escritório na sede nacional do Partido Liberal (PL).
Segundo informações do colunista Igor Gadelha, Bolsonaro estava em casa no momento da chegada dos agentes. Durante a operação, a PF apreendeu cerca de US$ 10 mil em espécie, encontrados na residência do ex-presidente. Investigadores suspeitam que o montante poderia ser utilizado para financiar uma eventual fuga do país.
A operação, ainda sem nome divulgado oficialmente, está inserida no contexto dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Jair Bolsonaro é investigado como possível articulador da trama golpista que levou à invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, após o fim de seu mandato.
Por determinação do STF, Bolsonaro agora deverá:
Usar tornozeleira eletrônica
Ficar proibido de acessar redes sociais
Evitar contato com outros investigados dos atos de 8 de janeiro
Não manter relações com diplomatas ou embaixadores estrangeiros
Cumprir recolhimento domiciliar noturno, das 19h às 7h
Segundo o blog da jornalista Camila Bonfim, o ex-presidente teria chegado a solicitar asilo político ao ex-presidente dos EUA, Donald Trump, em meio às pressões crescentes da Justiça brasileira. A tentativa coincidiria com a recente ofensiva internacional do republicano, que anunciou um tarifaço contra o Brasil, medida vista por analistas como uma estratégia política para pressionar o Judiciário brasileiro em defesa de Bolsonaro.
A Procuradoria-Geral da República (PGR), por sua vez, já pediu a condenação do ex-presidente a 43 anos de prisão, apontando-o como o líder de uma tentativa de golpe de Estado.
A Polícia Federal ainda não se pronunciou oficialmente sobre a operação, mas a expectativa é que novas fases e desdobramentos ocorram nos próximos dias.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
"Força Feminina em Movimento: Conquistas, Cultura e Cidadania"
Leia Mais
Rodovia BR-163/MS passa por melhorias nesta sexta-feira (18/07); Fique atento ao viajar no fim de semana
Leia Mais
Ponta Porã completa 113 anos celebrando avanços nas políticas públicas para mulheres
Leia Mais
Lula sanciona lei que garante reconstrução mamária gratuita para todas as mulheres, independentemente da causa da mutilação
Municípios