ALMS / POLÍTICA
Assembleia Legislativa vota projeto da LDO 2026 nesta quarta-feira
Sessão plenária começa às 9h com transmissão ao vivo; outros três projetos também estão na pauta, incluindo propostas voltadas à saúde nas escolas e combate à violência política de gênero
09/07/2025
07:25
REDAÇÃO
Projetos serão analisados e votados durante sessão plenária na ALEMS, aberta ao público e com transmissão ao vivo. (Foto: Wagner Guimarães)
Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) devem votar nesta quarta-feira (9) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026, conforme consta na Ordem do Dia da sessão ordinária. A reunião terá início às 9h, é aberta ao público e contará com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Casa.
A proposta, enviada pelo Poder Executivo, será analisada em segunda discussão. O projeto estima a receita total do Estado para o próximo ano em R$ 27,19 bilhões, em valores correntes. A LDO serve como base para a elaboração da futura Lei Orçamentária Anual (LOA), que será encaminhada ao Legislativo no segundo semestre deste ano.
Outros projetos em pauta
Além da LDO, os parlamentares também analisarão três outros projetos. Em primeira discussão, serão apreciadas duas propostas:
Projeto de Lei 65/2025, de autoria da deputada Gleice Jane (PT), que institui o Dia Estadual de Enfrentamento à Violência Política de Gênero, a ser celebrado em 30 de outubro, em memória à Dorcelina Folador.
Projeto de Lei 93/2025, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), que estabelece diretrizes para a promoção da saúde nas escolas estaduais, com foco em ações de educação, prevenção e atenção à saúde dos estudantes.
Em discussão única, será votado o Projeto de Resolução 3/2025, do deputado Caravina (PSDB), que altera a Resolução nº 10/2024. A mudança visa retirar a expressão "centenário" do texto original, tornando permanente a concessão da Medalha e do Diploma de Honra ao Mérito Legislativo em homenagem à artista Helena Meirelles.
Serviço
As sessões podem ser acompanhadas presencialmente ou por transmissão ao vivo nos canais oficiais da ALEMS:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Parceria entre Prefeitura de Ponta Porã e Sanesul mobiliza 220 agentes para conscientizar população
Leia Mais
Para Famasul, aprovação da ratificação de fronteira no senado é avanço para segurança jurídica dos produtores rurais
Leia Mais
Deputado Rinaldo propõe política estadual de combate ao tabagismo entre adolescentes e jovens em MS
Leia Mais
Ponta Porã conquista título masculino e bronze feminino no Atletismo dos Jogos Escolares Estaduais
Municípios