SANEAMENTO
Flúor na água: iniciativa da Águas Guariroba promove saúde bucal em Campo Grande
13/05/2025
15:30
ASSECOM
@Divulgação
No Brasil, mais de 50% das crianças com até 5 anos de idade já tiveram cárie, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). O flúor é o principal método de prevenção. Em seu comprometimento de entregar sempre a melhor água do país, desde o início da concessão em 2000, a Águas Guariroba realiza o acréscimo de flúor na água tratada que é distribuída à população.
A inciativa da concessionária contribui com a promoção de saúde bucal para a população e segue o que dispõe a Lei Federal 6.050/74, sobre a fluoretação da água em sistemas de abastecimento quando existir estação de tratamento.
“Dessa forma, a Águas Guariroba atende a população não apenas com uma água tratada, mas também com qualidade de vida, ajudando todas as famílias a terem mais saúde”, comentou Gabriel Buim, diretor-presidente da Águas Guariroba.
A diretora-executiva da concessionária, Francis Moreira Faustino Yamamoto, explica que a Portaria do Ministério da Saúde nº 635/BSB, de 26 de dezembro de 1975, aprova e determina normas e padrões a serem seguidos para a fluoretação. “Desde a concentração do íon flúor a ser utilizado, de acordo com as médias das temperaturas máximas anuais de cada região, até os compostos recomendados, para a correta implantação da fluoretação das águas de abastecimento”, pontua.
De acordo com um estudo realizado pela USP em 2024, a cada R$ 1 investido no processo de fluoretação, economiza-se, em média, R$ 50 com tratamentos odontológicos futuros com crianças de 7 a 12 anos.
“O fluoreto vindo da fluoretação da água, ou dos cremes dentais, ou da aplicação profissional funciona como uma barreira ao processo físico-químico de desenvolvimento de lesões de cárie. Esse processo é decorrente do acúmulo de bactérias salivares nas superfícies dentárias e sua exposição frequente aos açúcares da dieta, particularmente sacarose”, explicou o doutor em Odontologia Social, Rafael Aiello Bomfim (CROMS: 6670).
Bomfim ressalta que em um de seus estudos observou que ao comparar cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), crianças pardas/pretas, residentes em áreas sem fluoretação da água apresentavam maior prevalência de cárie dentária do que crianças brancas, mesmo após ajustes para sexo e renda familiar. “No entanto, essa diferença racial não foi observada em cidades com água fluoretada, o que sugere um efeito protetor da fluoretação contra as desigualdades”, destaca o doutor.
Desde 2011, 100% das residências de Campo Grande possuem abastecimento de água tratada. “Na nossa Estação de Tratamento de Água (ETA) Guariroba, diariamente os sistemas são abastecidos pela equipe de tratamento com a quantidade necessária de flúor. Dessa forma levamos saúde direto na torneira das casas”, completa José Henrique da Cruz, gerente de Operações da Águas Guariroba.
Em 2024, o laboratório da ETA Guariroba analisou 30 mil amostras de água bruta e tratada, dos 200 pontos de monitoramento da qualidade espalhados pela cidade. Ao todo foram realizadas mais de 206 mil análises avaliando 114 parâmetros garantindo que a água seja potável, incolor e insípida (sem sabor).
“A Águas Guariroba se destaca na fluoretação devido ao comprometimento da empresa em distribuir a água sempre com qualidade. Diariamente o laboratório de monitoramento da qualidade da água realiza diversas coletas em pontos estratégicos e realiza as análises de qualidade para sempre mantermos o padrão da melhor água do país”, explicou Paulo Ricardo Tinoco, coordenador de Produção e Tratamento da ETA Guariroba.
COMITÊ DE FLUORETAÇÃO DA ÁGUA EM MS
Em 2021, foi criado pelo Governo do Estado o Comitê de Monitoramento da Fluoretação da Água para o Consumo Humano, do qual a Águas Guariroba faz parte. O grupo tem como objetivo promover e apoiar a implementação de ações voltadas ao monitoramento e à garantia da fluoretação das águas para consumo humano em Mato Grosso do Sul.
Em março deste ano, ocorreu o 1º Encontro Estadual de Fluoretação da Água para Consumo Humano de Mato Grosso do Sul. No evento, a Águas Guariroba foi uma das palestrantes, apresentando seu trabalho no tratamento e abastecimento de 100% das casas da Capital, seguindo as normativas sobre aplicação de flúor.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Juíza federal manda governo reativar radares em rodovias
Leia Mais
Audiência pública discute ampliação do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (19)
Leia Mais
Agosto Laranja chama atenção para a esclerose múltipla e reforça importância do diagnóstico precoce
Leia Mais
Governador Eduardo Riedel deixa PSDB e oficializa filiação ao Partido Progressista
Municípios