GERAL
INSS bloqueia novos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas após decisão do TCU
08/05/2025
10:55
REDAÇÃO
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, determinou nesta semana o bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados nos benefícios de aposentados e pensionistas. A medida atinge todos os segurados do INSS, independentemente da data de concessão do benefício.
"Determino o bloqueio dos benefícios para averbação de novos descontos de empréstimo consignado, para todos os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social, independente da data de concessão do benefício", afirma o despacho oficial.
A decisão atende a uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), tomada na quarta-feira (7). Em votação unânime, os ministros decidiram manter a suspensão dos descontos feitos por associações em aposentadorias e pensões. O TCU também rejeitou recursos apresentados pelo INSS e pelas associações investigadas.
As medidas ocorrem em meio a investigações sobre um esquema de fraudes envolvendo empréstimos consignados. Conforme adiantado em 5 de maio pelo blog da jornalista Daniela Lima, as apurações têm avançado e colocado o foco sobre irregularidades nos contratos desse tipo de crédito.
A suspensão é considerada uma forma de proteger os segurados de descontos indevidos e garantir maior transparência no sistema de consignados do INSS.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MS gera 3 mil novos empregos formais em maio e ultrapassa 20,8 mil vagas em 2025
Leia Mais
Detran-MS inicia licenciamento para veículos com placa final 6 em julho
Leia Mais
Julho começa sem feriados, mas com datas marcantes de luta, memória e conscientização
Leia Mais
Governo federal autoriza nova autópsia no corpo de Juliana Marins após apelo da família
Municípios