PONTA PORÃ
Prefeitura promove ações do movimento “Janeiro Branco” no Horto Florestal
Evento conta com a participação de profissionais das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social
31/01/2025
09:00
ASSECOM
MARIA GORETI
A Prefeitura de Ponta Porã realiza ações do movimento “Janeiro Branco” nesta sexta-feira, dia 31, no Horto Florestal
A Prefeitura de Ponta Porã realiza ações do movimento “Janeiro Branco” nesta sexta-feira, dia 31, no Horto Florestal. O objetivo da gestão do prefeito Eduardo Campos é despertar na sociedade da fronteira a importância da preservação da saúde mental. E o início do ano serve como ponto de partida para que as pessoas possam fazer reflexões sobre suas emoções para que consigam se relacionar melhor consigo mesmas.
Conforme as informações da organização, o evento será aberto às 16h30min. com encerramento previsto para às 19h desta sexta-feira no Horto Florestal de Ponta Porã. Durante duas horas e meia acontecerão apresentações culturais, caminhadas, ginástica laboral, pilates, pintura facial, arte terapia, yoga, consultoria do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), entre outras atividades.
O “Janeiro Branco” é um movimento nacional que completou 10 anos de atuação no Brasil, sendo que em Ponta Porã, as ações são coordenadas pela Prefeitura Municipal, através das secretarias de Saúde, Educação e de Cidadania e Inclusão Social. O município está convidando a sociedade para participar da iniciativa que visa cuidar da mente com ações que possam fazer de fato a diferença na vida das pessoas.
CUIDADOS NECESSÁRIOS
Segundo estudos realizados em 64 países, o Brasil foi apontado com o 3º pior índice de saúde mental do mundo. As doenças mentais podem ser causadas por diversos fatores: traumas, estresse, genética, entre outros, sendo necessária uma investigação e posterior acompanhamento médico e psicológico em caso de adoecimento.
Para prevenir ou melhorar sintomas em estágios iniciais como uma tristeza persistente, desânimo ou descontrole emocional ou irritação persistente, é importante manter uma rotina de hábitos e pensamentos que façam bem para a saúde mental e emocional e principalmente buscar ajuda e recorrer à terapia com profissionais qualificados.
A pessoa precisa viver a vida com momentos de lazer e relaxamento, procurar manter o sono regulado e bem alimentado, é preciso aprender a lidar com frustrações, já que muitas vezes as coisas não acontecem como esperamos ou planejamos. Como é impossível mudar o passado ou adiantar o futuro, é preciso se concentrar no presente. E, por último, não hesitar em pedir ajuda. Assim que observar sentimentos ou emoções que não estavam presentes ou incomodam, não tenha vergonha em procurar orientação de um profissional.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Saiba em quais meses mais acontecem casamentos e nascimentos no Brasil
Leia Mais
Justiça mantém preso mecânico que causou acidente com quatro mortes na BR-060, mesmo após parecer favorável do MP
Leia Mais
Adolescentes são levados à delegacia após suposto plano de ataque a escola em Aquidauana
Leia Mais
Dia Mundial da Hipertensão: condição atinge 30% dos adultos no Brasil
Municípios