SUSTENTABILIDADE
Marfrig é a 1ª colocada entre as empresas de proteína bovina na FAIRR Initiative; BRF tem 7 dos 10 pilares avaliados como baixo risco
O índice Coller FAIRR Protein Producer Index avalia as 60 maiores empresas globais de proteína animal e laticínios em critérios de ESG e sustentabilidade
08/01/2025
07:20
ASSECOM
@Divulgação
A Marfrig, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, é a empresa de proteína bovina com melhor colocação no Coller FAIRR Protein Producer Index 2024/25, rede de investidores que conta com US$ 70 trilhões de ativos sob gestão e que anualmente analisa as 60 maiores empresas de capital aberto na indústria da proteína animal ao redor do mundo. A Marfrig foi considerada de baixo risco em critérios de sustentabilidade e se manteve na 4ª posição no ranking geral, tendo à frente apenas indústrias de pescado da Noruega.
Em relação ao índice do ano passado, a Marfrig avançou 4 pontos percentuais no score geral, passando de 69% em 2023 para 73% em 2024. Pelo segundo ano consecutivo, a companhia teve duas dessas categorias - segurança alimentar e governança - classificadas como best practice, reforçando seu compromisso com práticas sustentáveis. Para elaborar o índice, a FAIRR considera 10 pilares: emissões de gases de efeito estufa, desmatamento e biodiversidade, desperdício e poluição, uso de antibióticos, condições de trabalho, bem-estar animal, segurança alimentar e uso e escassez de água, proteínas alternativas e governança da sustentabilidade.
Por meio do Programa Verde+, que recebeu um investimento de R$ 100 milhões em seu último ciclo, a Marfrig monitora 100% de seus fornecedores diretos de gado e 79% dos indiretos em todos os biomas brasileiros, com a meta pública de atingir 100% até 2025. Foi a primeira empresa brasileira a submeter suas metas de redução de emissões nos Escopos 1, 2 e 3 e a obter a aprovação da Science Based Targets Initiative (SBTi). Em 2024, conquistou, pela primeira vez, o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, o mais alto nível de certificação concedido às empresas que atendem a todos os critérios de transparência na publicação de inventário de emissão de gases de efeito estufa.
Já a BRF, dona das marcas Sadia, Perdigão e Qualy, foi considerada de médio risco e se mantém na 12ª colocação na classificação global, subindo de 53 para 59 no score geral. A empresa avança de 2 para 7 pilares avaliados como baixo risco, com destaque para as dimensões de biodiversidade e combate ao desmatamento, governança da sustentabilidade e bem-estar animal.
A companhia acaba de concluir a certificação de 100% das unidades de abate de aves e suínos em todo o mundo, um ano antes do prazo previsto para a adequação aos protocolos internacionais de bem-estar animal. O marco foi alcançado com a certificação das operações na Turquia, que se somaram às unidades brasileiras, já certificadas desde 2023. A BRF também já atingiu a marca de 100% de rastreabilidade dos seus fornecedores diretos de grãos provenientes dos biomas Amazônia e Cerrado, enquanto o monitoramento dos indiretos avançou para 90% em 2024. Assim como a Marfrig, a previsão é ter 100% da cadeia rastreada até 2025.
“O reconhecimento no ranking reflete o compromisso de ambas as companhias com uma produção mais sustentável e uma governança eficaz sobre os temas envolvidos”, conta Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade da Marfrig e da BRF. As duas possuem uma robusta plataforma de sustentabilidade que abrange diversas iniciativas, incluindo o combate às mudanças climáticas. Entre as ações destacam-se a compra sustentável de grãos e gado. Além disso, investem na utilização de energia renovável, promovendo uma indústria de baixo carbono; na gestão de resíduos e na economia circular por meio de logística reversa das embalagens. No que diz respeito ao bem-estar animal, ambas possuem certificações em todas as unidades de abate e estão bem-posicionadas em importantes rankings, como o Business Benchmark on Farm Animal Welfare (BBFAW), que avalia o compromisso das companhias com práticas éticas e sustentáveis na cadeia produtiva.
Sobre a Marfrig
A Marfrig é uma das companhias líderes em carne bovina, suína e de aves e a maior produtora de hambúrguer no mundo, com receita líquida de 37,7 bilhões de reais no terceiro trimestre de 2024. A empresa emprega mais de 110 mil colaboradores, distribuídos entre Operação América do Norte, Operação América do Sul e BRF. As operações América do Norte e América do Sul processam e comercializam carne bovina in natura, produtos industrializados, de marca, pratos prontos à base de carne bovina, produtos complementares e derivados de carne, além de couro para os mercados doméstico e internacional. Reconhecida pela qualidade de seus produtos e por sua atuação sustentável, a Marfrig mantém projetos pioneiros para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.
Sobre a BRF
Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 120 países. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos - para pessoas e seus pets em todo o mundo - por meio da gestão sustentável de sua cadeia, do campo à mesa. Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade. A empresa baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para quase 100 mil colaboradores no mundo, mais de 415 mil clientes e aproximadamente 9 mil produtores integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Inscrições para concurso público da Sanesul com vagas exclusivas para PCDs segue até 20 de Janeiro
Leia Mais
Após apoio do Sebrae, startup cresce e prevê dobrar o faturamento em 2025
Leia Mais
Depois das festas de fim de ano, é hora de reiniciar com mais equilíbrio e brigar menos com a balança
Leia Mais
ASSAÍ integra nova carteira do ICO2 da B3
Municípios