INTERIOR
Servidores de P.Porã participam de Encontro de Estudos sobre Paradiplomacia e Internacionalização Territorial
O evento teve como tema "Resiliência e Reconstrução" e destacou o relevante papel dos governos locais e regionais
06/12/2024
12:10
ASSECOM
EDILSON JOSÉ
Os participantes de Ponta Porã acompanhados pela Suellen Mayara Peres de Oliveira, Pró-Reitora da UNILA de Relações Institucionais e Internacionais (PROINT)
Um grupo de servidores da Câmara Municipal e da Prefeitura de Ponta Porã participou do 3º Encontro de Estudos sobre Paradiplomacia e Internacionalização Territorial (EEPIT), que aconteceu de 20 a 22 de novembro no Auditório do Campus Integração, em Foz do Iguaçu. O evento foi organizado pela Universidade Federal da Integração Latino Americana – UNILA. Com o tema "Resiliência e Reconstrução", especialistas e líderes de diversas áreas refletiram sobre o papel cada vez mais relevante dos governos locais e regionais no cenário internacional.
A reitora da UNILA, Diana Araujo, ressaltou que em um mundo marcado por desafios globais como as mudanças climáticas e as migrações, a paradiplomacia se apresenta como uma ferramenta importante para que cidades e regiões possam construir alianças, atrair investimentos, fortalecer sua identidade cultural e promover o desenvolvimento sustentável.
“Durante o evento tivemos o privilégio de receber Vicente Trevas, sociólogo, cientista político e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, além da presença de uma delegação da fronteira Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, composta por Walkíria Capusso, secretária-adjunta de Turismo de Ponta Porã; Jeane de Lima, diretora legislativa da Câmara Municipal de Ponta Porã, Fabiano Henrique Teno, procurador do município de Ponta Porã, e Paula Barbosa, Procuradora do município de Porto Murtinho. A contribuição de todos eles enriqueceu as discussões sobre integração regional e cooperação transfronteiriça, especialmente no contexto latino-americano”, destacou a reitora Diana Araújo em uma postagem na rede social. Os servidores da Câmara Municipal, Caíque Cesar Marques Ramirez, Luciana Veronica Agostini, Calisbel Soraia da Rocha e Elismar Marcos Evangelista também participaram do 3º Encontro de Estudos sobre Paradiplomacia e Internacionalização Territorial.
Walkiria Capusso avaliou o evento como muito positivo no sentido de promover a internacionalização a partir do local, favorecendo a resiliência territorial e o trabalho conjunto e disse que a fronteira Ponta Porã com Pedro Juan Caballero se sentirá honrada, se puder no futuro, sediar evento dessa magnitude. “Agradecemos a acolhida, muitas experiências compartilhadas, inspirando mais ações e projetos para o desenvolvimento das nossas fronteiras. Que haja integração, a América Latina agradece. Saludos fronterizos!”, ressaltou.
PARLIM
O vereador José Menino Júnior representou o Parlamento Internacional Municipal – PARLIM – durante o evento. Ele falou sobre toda a trajetória e trabalho durante os 25 anos de história do parlamento que congrega os vereadores de Ponta Porã e os consejales municipales de Pedro Juan Caballero. Ele discorreu sobre os diversos aspectos do PARLIM e apresentou um vídeo institucional do Parlamento, e logo após, o grupo técnico respondeu às perguntas do público.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Com mais de 50 mil doses aplicadas, fim de semana tem plantão contra gripe
Leia Mais
Com 100 dias de gestão, Campo Grande colhe os frutos de ações em todas as áreas
Leia Mais
Expogrande, Festival Expressão de Rua e festas no interior agitam o fim de semana em MS
Leia Mais
Rinaldo alerta falta de profissionais dentistas na rede pública de saúde da capital
Municípios