INTERIOR
Ponta Porã realiza mobilização contra a dengue
Trabalho é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde e conta com apoio da Câmara Municipal
01/03/2024
13:30
ASSECOM
A chefe do setor de controle de vetores, Giuliana Pissini Brizueña, e a supervisora geral de controle de vetores em Ponta Porã, Elizabete Gonçalves Ribeiro, falam da mobilização deste sábado – Foto: Dorgeval Amaro
O presidente da Câmara Municipal, Agnaldo Miudinho, recebeu nesta sexta- feira, dia 1º de março, a chefe do setor de controle de vetores, Giuliana Pissini Brizueña, e a supervisora geral de controle de vetores em Ponta Porã, Elizabete Gonçalves Ribeiro, oportunidade que assegurou total apoio do poder legislativo à mobilização que acontecerá neste sábado, dia 2, para erradicação da dengue no município.
Como parte da mobilização nacional “Brasil unido contra a dengue!”, campanha do Ministério da Saúde, no âmbito local, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Gerência de Vigilância em Saúde, fará neste sábado no horário das 9h às 11h na Praça Lício Borralho, trabalho de panfletagem com orientações sobre a prevenção da doença. Conforme a Secretaria de Saúde, “será um dia de mobilização com reforço nas ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor, pedindo empenho da população, para que todos dediquem alguns minutos por semana para evitar criadouros e deixar a dengue longe das casas.
O Dia D será um momento de valorização e reforço das ações dos agentes de combate às endemias e dos agentes comunitários de saúde nas ruas, profissionais fundamentais na missão de prevenir”. Giuliana e Elizabete destacaram que a Prefeitura de Ponta Porã, por determinação do prefeito Eduardo Campos, tem feito um trabalho muito forte para erradicar a dengue. Ressaltam que hoje o município vive situação de alerta já que o risco é considerado médio, mas as notificações tem aumentado nos últimos dias.
“Por isso mais de 80% dos imóveis estão sendo visitados no sentido de prevenir e evitar que Ponta Porã sofra novamente com uma epidemia como acontece atualmente em outras regiões do Brasil. Nos horários de 3h30m até 6h30m e das 17h30m até 21h30m está sendo feito o serviço de borrifação em áreas demarcadas como suspeitas de foco do mosquito e é preciso que as pessoas colaborem fazendo a limpeza dos quintais e evitando deixar recipientes que possam acumular água”, ressaltaram, acrescentando que neste sábado será feito um trabalho junto aos comerciantes e comerciários que muitas vezes não são encontrados em horário de expediente em suas casas.
Elas também destacaram que a mobilização deste sábado conta com apoio de
importantes parceiros como a Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã
(ACEPP), Secretaria Municipal de Educação, Guarda Municipal, Defesa Civil,
Secretaria Municipal de Administração e da Câmara Municipal de Ponta Porã.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
ALEMS encerra semestre produtivo com 2.208 propostas e 191 leis aprovadas
Leia Mais
Seus olhos estão te dando um alerta?
Leia Mais
Bebês de SC recebem antídoto para picada de cobra por engano em vez da vacina contra hepatite B
Leia Mais
Cassems alerta para golpe do “falso médico”: não forneça dados ou realize pagamentos por telefone
Municípios