SEBRAE
Mato Grosso do Sul terá 1º Plano Estadual de Economia Criativa do país
Construído a partir de muitas mãos, documento será apresentado na sede do Sebrae/MS em Campo Grande, nesta terça-feira (5)
04/12/2023
11:30
ASSECOM
@Divulgação
Ao longo do segundo semestre deste ano, artistas, artesãos, designers, profissionais da gastronomia, moda, arquitetura, fotografia, música e gestores de todas as regiões de Mato Grosso do Sul se reuniram para pensar em ações voltadas à Economia Criativa do estado. O documento consolidado com as percepções constitui o 1º Plano Estadual de Economia Criativa do país, que será apresentado nesta terça-feira (5), às 17h, na sede do Sebrae em Campo Grande.
O plano, também intitulado “MS+Criativo”, será apresentado durante o 1º Encontro Estadual de Economia Criativa, evento que é aberto ao público e reunirá mais de 50 representantes regionais que auxiliaram na elaboração, entre outras lideranças e criativos. A construção do Plano Estadual de Economia Criativa é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc) e da Superintendência de Economia Criativa, com o apoio do Sebrae/MS.
Segundo o titular da Setescc, Marcelo Miranda, o plano irá embasar a formulação de uma legislação voltada ao setor. “Mato Grosso do Sul sai na frente de todos os estados com o Plano Estadual de Economia Criativa. No dia 5 iremos fazer o Encontro Estadual para apresentar o plano e transformá-lo em um projeto de lei para que a gente possa garantir a valorização da nossa cultura e principalmente a geração de renda para a população”, pontua.
“O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul está ampliando o seu portfólio econômico com a criação do programa MS+Criativo, que é um programa de fomento incentivo e estímulo à economia criativa como uma alternativa a um crescimento próspero, digital verde e inclusivo. A prosperidade é um grande desafio e é a criatividade que vai trazer isso”, ressalta o superintendente de Economia Criativa de Mato Grosso do Sul, Décio Coutinho.
Para ouvir os criativos, foram realizados oito Encontros Regionais, nas cidades de Corumbá, Naviraí, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, Campo Grande, Bonito, Dourados e Três Lagoas. Cada evento foi realizado por meio de parceria com o Sebrae. Para a analista-técnica do Sebrae/MS, Daniele Muniz, que acompanhou de perto cada um dos encontros, há um potencial enorme a ser explorado no estado.
“Nessa construção vimos muita coisa boa, conhecemos pessoas que estão na labuta ali nos seus municípios e que precisavam ser ouvidas. Então, visitar as regiões e construir o plano neste formato trouxe a oportunidade de conhecermos a realidade dos criativos no Mato Grosso do Sul”, aponta a analista.
“Onde tem talentos, têm oportunidades”, foi com este lema que os Encontros Regionais foram realizados para reunir colaborações de cada profissional ou gestor ligado à Economia Criativa. O documento é construído em cima dos eixos: capacitação, gestão, financiamento, ambiente criativo, mercado, inovação, questão legal, Rota Bioceânica e Pantanal.
Serviço – 1º Encontro Estadual de Economia Criativa
Data: 05 de dezembro (terça-feira)
Hora: 17h
Local: Sede Sebrae em Campo Grande (Avenida Mato Grosso, número 1661).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões
Leia Mais
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado
Leia Mais
Fim de Semana em Mato Grosso do Sul: Cultura, Música e Diversão para Todos
Leia Mais
Fim de semana em Mato Grosso do Sul terá tempo firme e temperaturas de até 36°C
Municípios