CÂMARA MUNICIPAL DE PONTA PORÃ
Direitos dos animais serão debatidos na Câmara Municipal de Ponta Porã
21/11/2023
12:30
ASSECOM
Direitos dos animais serão debatidos na Câmara Municipal de Ponta Porã
A Câmara Municipal de Ponta Porã vai abrir as portas para que a comunidade fronteiriça participe de um debate importante sobre a garantir dos direitos dos animais.
Nesta quinta-feira a partir das 19 horas, será realizada a Audiência Pública sobre a Proteção e os Direitos dos Animais. O evento será promovido pela Comissão de Obras, Serviços Públicos, Trabalho, Agricultura, Indústria e Comércio, formada pelos vereadores Kleber Ortiz (Presidente), Edevaldo Mattoso Barbosa (Vice) e Thiago Vedana (relator e proponente da audiência. Ele destaca a importância do debate em torno do assunto. “Vamos reunir pessoas e instituições que atuam decisivamente na garantia dos direitos dos animais em nosso município. Vamos trazer na íntegra todas as leis que garantem o amparo dos animais.
Trata-se também de uma questão de saúde pública, pois os animais são vetores de doenças. E cuidar deles, representa qualidade de vida para todos”, afirmou o parlamentar.
A realização da audiência foi um dos temas debatidos na sessão ordinária de terça-feira, 21 de novembro, na Câmara Municipal. Os parlamentares aproveitaram para convidar a população para participar do evento que vai discutir meios de ampliar a garantia dos direitos dos animais.
NOVEMBRO AZUL
Durante a sessão o médico urologista Roberto Alessandro Giummarresi Torres, utilizou a Tribuna Livre para falar de um tema muito importante: a campanha Novembro Azul que visa alertar a população, especialmente os homens, da necessidade de prevenir câncer de próstata e outras doenças.
Segundo ele, a importância da campanha Novembro Azul é que está dando certo, porque aproxima o homem, preconceituoso, temeroso, a buscar atendimento preventivo na saúde. Levando-o aos cuidados que merece. Está revertendo esta situação entre o homem que geralmente é temeroso, preconceituoso, demora para buscar atendimento de saúde.
“O câncer de próstata é o segundo mais comum no homem. Só perde para o câncer de pele. Representa 30% dos canceres no homem. Daí a importância de fazer um diagnóstico precoce. Neste caso a chance de cura supera 90%. Quando tardiamente diminui para 10%. Importante falar que o câncer de próstata é um problema que não apresenta sintomas. E, para detectá-lo basta exames simples como o de sangue e o ‘toque’. Trata-se de um diagnóstico barato. E existem várias formas de tratamento”,
explicou o médico.
Em nome dos vereadores, o Presidente da Câmara Municipal, Candinho
Gabínio, agradeceu a presença do Dr. Roberto e ressaltou a importância do cuidado com esta doença. “Particularmente passei por esta situação. E graças ao diagnóstico precoce, consegui vencer esta doença”, afirmou. “Por isso, recomendo a todas os homens a tratarem isso com a devida atenção, pois o problema é sério e pode ser resolvido com a prevenção. Esta Casa sempre estará aberta para que profissionais como o Dr. Roberto
venham expor a toda a população que nos acompanha, os melhores caminhos para manter a saúde”.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Insuficiência de fisioterapeutas em maternidade leva denúncia ao Ministério Público em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Entre cores, música e fé encontro de jovens propõe viver a alegria do Carnaval na presença de Jesus
Leia Mais
Jardim dos Estados atravessa décadas como um dos endereços mais valorizados de Campo Grande
Leia Mais
Central controla da água que chega à torneira até o destino correto do esgoto em Campo Grande
Municípios