CARAVANA DA SUDECO
No Mercadão Municipal, Sebrae orienta empreendedores interessados em crédito
Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado do país a receber ação itinerante, que oferece atendimentos a pequenos e médios empresários
29/08/2023
07:30
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Entre os dias 28 e 30 de agosto, a Caravana da Sudeco está em Mato Grosso do Sul, primeiro estado do país a receber a iniciativa. O projeto itinerante oferece atendimentos com orientações aos pequenos e médios empresários, produtores rurais e agricultores familiares para facilitar o acesso às linhas de crédito, promovendo o desenvolvimento local com a geração de empregos e renda. O Sebrae/MS é um dos parceiros, disponibilizando, das 9h às 16h, atendimento gratuito no Mercado Municipal de Campo Grande.
No local, o Sebrae/MS auxilia na formatação de projetos para uma das linhas de financiamento disponíveis, além de orientações gerais a empreendedores como consulta a débitos e formalização. Esse tipo de serviço é importante para donos de pequenas empresas, já que o acesso a crédito costuma ser uma das principais demandas deste público. A segunda edição da pesquisa “Pulso dos Pequenos Negócios”, do Sebrae e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em março deste ano, apontou que, nos últimos três meses em MS, 27% dos empresários buscaram algum empréstimo bancário.
“A competitividade dos pequenos negócios é baseada no tripé ‘tecnologia, crédito e acesso a mercados’. Então, o Sebrae está aqui apoiando os pequenos negócios que precisam de crédito para estarem aptos a adquirir esse financiamento. Nós apoiamos no atendimento empresarial, na preparação das propostas e na orientação para um crédito que realmente possa elevar a competitividade da empresa. A Caravana da Sudeco é uma forma de democratizar o acesso a crédito”, explica Sandra Amarilha, diretora-técnica do Sebrae/MS.
Uma das empresárias que buscou o atendimento do Sebrae na Caravana da Sudeco foi Sandra Rodrigues Lopes, da empresa Sandra Lopes Ateliê. Ela mora em Campo Grande. “Sou MEI [microempreendedora individual] já há muitos anos, então eu vim consultar sobre carta de crédito para fazer da Sudeco. Eu já busquei o Sebrae e agora eu vou correr atrás”, contou.
Na programação da Caravana, também estão previstas palestras, informações e discussões sobre convênios, elaboração de projetos e prestação de contas de busca financiamento pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO).
“Não tenho dúvida que nos próximos anos a Sudeco vai dispor de grandes alternativas para fomentar aquilo que nós estamos vendo no Mato Grosso do Sul, que é o crescimento, o desenvolvimento, não só por grandes indústrias, mas todos que estão em volta desses conglomerado e que abrem novas oportunidades de negócio para todo Estado” declarou Eduardo Riedel, governador de Mato Grosso do Sul.
A Caravana também passará pelas capitais de Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal. “A cada 10 empregos no Brasil, 7 são nas micro e pequenas empresas. A gente sabe quanto o comércio, principalmente o pequeno e o médio sofreram muito desde a pandemia, então a ideia é facilitar esse crédito. Todas as instituições financeiras estão aqui, o Sebrae, que é um grande parceiro que vai ajudar nas orientações, explicando como que funciona, auxiliando nos projetos de carta-consulta, para fazer com que o Centro-oeste continue sendo uma região rica, mas que tenha uma renda mais bem distribuída”, afirmou a superintendente da Sudeco, Rose Modesto.
Também estiveram presentes na solenidade os conselheiros do Sebrae/MS: Jaime Verruck, titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação; Alfredo Zamlutti, presidente do Sistema Faems; Fernando Ribeiro Martins, presidente da Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Mato Grosso do Sul (AMEMS); Omar de Vasconcelos, superintendente do Banco do Brasil em Mato Grosso do Sul; e Marcelo Turine, reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), entre outras autoridades.
Horário: 9h às 16h
Data: 28, 29 e 30 de agosto
Local: Mercado Municipal – R. Sete de Setembro, 65 - Centro, Campo Grande/MS
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Estado prorroga prazo de grupo de trabalho que avalia estrutura da Casa da Mulher Brasileira
Leia Mais
Caso envolvendo Lívia Andrade reacende debate sobre denúncias, classes sociais e proteção às vítimas
Leia Mais
Fies abre inscrições para o primeiro semestre de 2026
Leia Mais
Prouni divulga resultado da primeira chamada de 2026
Municípios