CÂMARA DE VEREADORES DE PONTA PORÃ
Vereadores aprovam aumento para professores e debatem projeto polêmico
18/04/2023
13:00
ASSECOM
A sessão ordinária de 18 de abril, na Câmara Municipal de Ponta Porã foi
histórica. O Plenário da Casa de Leis estava lotado. A maioria, profissionais da Educação e desportistas que foram acompanhar a votação de importantes projetos. O Projeto de Lei Complementar Nº 01/2023 CM autoriza o reajuste de salário aos profissionais do magistério. Os professores da Rede Municipal de Ensino vão receber um reajuste salarial da ordem de 15%.
Um dos momentos mais marcantes da sessão foi o debate acalorado em torno do Projeto de Lei Nº 13/2023-CM. O Projeto “dispõe sobre a alienação de imóvel de propriedade do Município de Ponta Porã, de autoria do Poder Executivo. O Projeto prevê a autorização para a venda do imóvel onde está instalado o Estádio Municipal Aral Moreira.
A discussão e votação do projeto gerou intenso debate na Casa de Leis. Os parlamentares se revezaram na Tribuna para expor seus posicionamentos, arrancando aplausos e também críticas dos presentes que se manifestaram, num verdadeiro exercício de Cidadania e Democracia.
Na votação, o Projeto de Lei foi aprovado, em primeira votação, pela maioria dos vereadores. Foram 15 votos a favor e 2 contrários. A matéria voltará à pauta da Ordem do Dia na próxima semana.
Na sessão também foram analisados e votados os seguintes projetos:
PL Nº 21/2023/CM – “Autoriza o Poder Executivo Municipal a transferir aporte financeiro com recursos da união à permissionária que explora os serviços de transporte público coletivo de passageiros no Município de Ponta Porã, e dá outras providências.” Autoria: Poder Executivo.
Mensagem de Veto nº 001/2023/CM ao PL Nº 41/2022/CM que “Dispõe sobre a isenção do pagamento de valores a título de inscrição em concursos públicos, no âmbito Municipal, para os cidadãos que tenham prestado serviço eleitoral” Autoria: Vereadora Kamila Alvarenga. PL Nº 05/2023/CM – “Concede às entidades sem fins lucrativos isenção do pagamento de taxas para obtenção do alvará de instalação, localização e funcionamento no município de Ponta Porã, e dá outras providências”. Autoria: Vereador Candinho Gabínio;
PL Nº 09/2023/CM – “Proíbe o manuseio, a utilização e a queima de fogos de artifícios com estampidos, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso no Município de Ponta Porã/MS, e dá outras providências”. Autoria: Vereador Thiago Vedana.
MATÉRIA EM PRIMEIRA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO:
PL Nº 16/2022/CM – “Institui no Município de Ponta Porã o ´Setembro Dourado´, visando conscientizar profissionais da saúde, pais e a sociedade em geral sobre os sinais e sintomas para a detecção do câncer infanto-juvenil.” Autoria: Vereador Marquinhos Bello Benites.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Manifestações contra o feminicídio tomam ruas do Brasil e revelam cenário alarmante em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Com presença de Frei Gilson, Governo de MS celebra 90 anos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Leia Mais
Com praça lotada, Natal dos Sonhos é aberto em Ponta Porã
Leia Mais
Deputada Gleice Jane registra boletim após receber ameaça de morte
Municípios