Campo Grande (MS), Segunda-feira, 25 de Novembro de 2024

SEBRAE

Sebrae concede placa de reconhecimento à escola da Capital por trabalho com empreendedorismo

Escola Gappe recebe honraria por alcançar grau elevado de implementação de metodologias voltadas a uma educação empreendedora

17/03/2023

10:45

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

O Sebrae/MS homenageou, nesta quinta-feira (16), a escola Gappe, de Campo Grande (MS), com uma placa que reconhece o trabalho desenvolvido pela instituição no âmbito da formação de jovens empreendedores. O descerramento da placa foi realizado na sede do colégio e a entrega da honraria veio em reconhecimento ao grau elevado de implementação de metodologias voltadas para o empreendedorismo.

Segundo o Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER), o índice atingido pela escola foi de 94%, superior à média exigida para instituições avançadas que, atualmente, é de 79%. Mais do que receber a placa, o reconhecimento permitiu que a escola pudesse compartilhar as boas práticas com outras instituições. As ações desenvolvidas estão disponibilizadas no portal do Centro, e podem ser acessadas no campo “CER Histórias”.

Para a diretora pedagógica do ensino fundamental da escola Gappe, Ana Cristina Espínola, a educação empreendedora é fundamental para a formação dos alunos. “Se queremos uma sociedade mais autônoma e com grandes empreendedores pensando no coletivo, é preciso plantar essa semente agora. O comportamento empreendedor é uma habilidade importante que precisa ser desenvolvida desde cedo. E é por isso que o projeto que o Sebrae abraça com tanto carinho é tão relevante. Com ações pontuais agora, podemos transformar a sociedade no futuro”, pontuou.

O gerente da Unidade de Competitividade Empresarial do Sebrae/MS, Jorge Veneza, ressaltou a excelência do trabalho realizado pela instituição. “É gratificante termos parceiros que atuam na área do empreendedorismo, principalmente com os jovens, que são o nosso futuro. O trabalho de levar o empreendedorismo para as crianças desde cedo é muito importante e a escola está realizando isso de forma exemplar”, completou o gerente.

Em Mato Grosso do Sul, a Escola Gappe foi uma das primeiras a aderir à metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do programa Educação Empreendedora do Sebrae, voltada aos estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Atualmente, o empreendedorismo já integra a grade curricular da instituição de ensino.

“Por meio da metodologia e do ensino do empreendedorismo de forma lúdica, as crianças desenvolvem características e comportamentos empreendedores. Muitos alunos têm a oportunidade de aprender sobre o tema durante todo o Ensino Fundamental, 1º ao 9º ano. A iniciativa permite aos alunos desenvolver habilidades que podem ser usadas em quaisquer áreas de trabalho”, pontuou a gestora estadual do programa de Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso Silva.

Palestra “Super competências empreendedoras”

Ainda durante a entrega da honraria, o Sebrae realizou a palestra “Super competências empreendedoras”, que propôs trabalhar com as crianças e adolescentes características positivas como comunicação, bom relacionamento, organização e planejamento. Na palestra, foram apresentadas as habilidades do comportamento empreendedor aplicadas na educação, representadas, de forma lúdica, em superpoderes: Curiosidade, Sonho, Plano, Visão, Coragem e Foco. O desenvolvimento delas é fundamental para que o estudante siga a carreira que desejar no futuro.

Na atividade, os alunos foram convidados a escolher um dos superpoderes apresentados na palestra que melhor os representasse e compartilhar um pouco de suas características. Guilherme Antonio Leite, de 13 anos, estudante do 8º ano do ensino fundamental, escolheu a “super coragem” e afirmou que enfrenta tudo o que vem em suas mãos: “Eu escolhi a super coragem, porque acredito que é importante ter coragem para enfrentar os desafios e alcançar nossos objetivos”, disse.

Por sua vez, Pedro Henrique Prado, também do 8º ano, destacou que busca sempre mais informações para aprender mais, representando a “super curiosidade”. “Sempre busco novos conhecimentos para poder crescer e evoluir”, afirmou. Com isso, os alunos puderam refletir sobre as características empreendedoras que possuem e como podem desenvolvê-las para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.

Mais informações sobre o programa Educação Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo e-mail [email protected].


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: