Campo Grande (MS), Segunda-feira, 25 de Novembro de 2024

SEBRAE

Sebrae e Fundect firmam convênio para promoção de inovação em pequenos negócios e startups

Parceria abrange concessão de bolsas para fomento de ações e projetos de inovação oriundos de empreendimentos de MS

28/02/2023

16:45

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

Na manhã desta terça-feira (28), o Sebrae/MS e o Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect-MS) firmaram convênio de cooperação técnica para fomentar a competitividade dos negócios locais e promover a cultura da inovação, visando o surgimento de novos produtos, processos, serviços e tecnologias inovadores no estado. A assinatura entre as entidades foi realizada na sede do Sebrae em Campo Grande, na presença dos membros do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) da instituição.

O documento foi assinado pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni; o conselheiro do Sebrae/MS e diretor-presidente da Fundect-MS; Márcio de Araújo Pereira, o também conselheiro e secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ricardo Senna e o secretário-adjunto, Ademar Silva Junior, ambos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc); e representando a Diretoria Executiva do Sebrae/MS, o diretor-superintendente, Claudio Mendonça.

A parceria abrange a concessão de auxílio financeiro para bolsas no fomento de ações e projetos de inovação oriundos preferencialmente de startups de Mato Grosso do Sul, além de fortalecer e promover a cultura de inovação no setor produtivo, público e privado, e por fim, conectar os atores do ecossistema nacional e internacional – por meio de missões de internacionalização junto a empresários locais, por exemplo –, no intuito de compartilhar conhecimento e rede de atuação para o desenvolvimento local.

Segundo o diretor-presidente da Fundect-MS e conselheiro do Sebrae/MS, Márcio de Araújo Pereira, a proposta é ampliar as possibilidades da inovação em Mato Grosso do Sul, conectando pesquisas ao mercado. “Esse é um momento que marca um novo investimento na inovação de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundect, e do Sebrae pelo Living Lab. Temos um ambiente de inovação que já foi criado há alguns anos, mas agora ele passa por uma nova fase, uma fase de investimentos que vai trazer mais resultados. Queremos novas empresas, startups, e também trazer a academia junto conosco para a construção de um futuro de Mato Grosso do Sul que já começou”, disse.

“Precisamos fazer a conexão entre as nossas instituições para que possamos impulsionar e fazer com que iniciativas de projetos inovadores e o setor privado possam ter ressonância. Precisamos fazer com que as empresas se conectem com as universidades, com o Sistema S, e também com aquilo que o consumidor está desejando em termos de Sustentabilidade, Inovação e novos produtos, esse é o nosso desafio. A assinatura desse convênio representa um grande passo e teremos mais ações em parceria”, complementa o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ricardo Senna.

O Sebrae/MS e a Fundect mantêm convênios desde 2017, parceria que foi crucial para o desenvolvimento de um ambiente propício a startups e negócios inovadores no estado. O objetivo, com o novo convênio, é a continuidade deste trabalho conjunto e inclusão de ações de internacionalização.

“Esse convênio renova a parceria entre Sebrae e Fundect, onde já avançamos muito, por exemplo, nos ecossistemas locais de inovação. Agora, nossa expectativa é realmente contribuir para que os pequenos negócios e startups tenham um alcance maior, por isso, a conexão com as universidades e as missões internacionais serão fundamentais, resultando numa maior competitividade desses empresários, para que eles invistam no Mato Grosso do Sul, gerando oportunidades para a população e fazendo parte do processo de desenvolvimento”, destacou o superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

Parceria conta com infraestrutura do Living Lab

Estas ações contarão com a infraestrutura do Living Lab MS, Laboratório de Inovação Aberta do Sebrae para prototipagem de negócios ou projetos para uso dos pesquisadores e empresários de Mato Grosso do Sul. Localizado em Campo Grande, o ambiente físico fornece prototipagem com foco em fabricação digital, sendo equipado com máquinas e ferramentas para a produção ou aperfeiçoamento de produtos e serviços, além de oferecer programas de aceleração que orientam o setor produtivo, incluindo missões que conectam outros ecossistemas internacionais para ampliar o conhecimento compartilhado.

O Living Lab atua junto a uma rede de parceiros para o desenvolvimento da inovação em Mato Grosso do Sul, tornando-o relevante à competitividade dos pequenos negócios. Atualmente, o Sebrae/MS, por meio do Living Lab, acompanha 137 startups e negócios inovadores de Mato Grosso do Sul, de diferentes nichos. Com o convênio, o objetivo é expandir o número de startups atendidas para 280. O laboratório fica na Rua Brasil, número 205, no bairro Monte Castelo.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: