Unale reúne mais de mil deputados estaduais na Capital a partir desta quarta-feira (24)
Evento com políticos de toda América Latina irá debater soluções para os novos desafios após a pandemia
24/11/2021
11:30
GABRIELA COUTO
PolÃticos e servidores de Assembleias Legislativas da América do Sul já estão no Bosque Expo para painéis simultâneos © Marcos Maluf
Começa hoje (24) a 24ª Conferência da Unale (União Nacional das Assembleias Legislativas). Todo o evento ocorre no Bosque Expo até o dia 26 de novembro. De forma híbrida, são esperados 30 mil pessoas acompanhando os painéis e palestras que terão como tema central “Unale 25+ - Redesenhando os Caminhos do Parlamento”.
Durante toda esta quarta-feira (24) vão desembarcar na Capital representantes de toda a América Latina. A solenidade de abertura está marcada para às 19h30. Ao longo do dia eventos simultâneos com funcionários das Casas de Leis estarão acontecendo.
O candidato a presidente da Unale, deputado estadual, Lídio Lopes (Patriotas), está organizando a conferência. “Para nós é uma grande conquista ter um evento desse em Mato Grosso do Sul, a Unale tem uma estrutura grande que mobiliza 1.059 legisladores e teremos oportunidade de rediscutir o parlamento, as atuações e o que podemos legislar nesta questão pós-pandemia, para ajudarmos os estados e as Assembleias Legislativas.”
Os principais painéis estão agendados para amanhã (25). A primeira palestra está marcada para às 9h30, com o gerente de políticas públicas do Sebrae Nacional, Silas Santiago. Ele irá falar sobre a contribuição do Sebrae na melhoria do ambiente legal de negócios.
Todo o evento será transmitido ao vivo por uma plataforma digital, permitindo que políticos que não estiverem de forma presencial, também consigo acompanhar as palestras. Inclusive, as novas tecnologias que modernizam o parlamento será apresentada em um painel totalmente virtual.
Vão tratar sobre o assunto o internacionalista e cientista político, que criou a LegisTech, Luís Kimaid, o chefe do departamento de documentação e supervisão do serviço científico do parlamento helênico, Fotis Fitsilis e o presidente da Xcential Legislative Technologies, Mark Stodder.
A manhã será encerrada com a palestra do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que irá falar sobre gestão de inovação com governadores. Depois do almoço, os trabalhos serão retomados com a palestra do economista Alexandre Schwartsman, com o painel cenários e tendências econômicas.
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, esta programada para falar às 15h30, com o assunto "Aspectos econômicos do agronegócio". Em seguida, a consultora em comunicação política na estratégia parlamentar, Gisele Meter, trará o painel "como fazer uma campanha de sucesso nas redes sociais?".
Os trabalhos serão encerrados com o debate sobre "código eleitoral: principais alterações e como podem impactar nas campanhas", com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin e o procurador do estado de Pernambuco e especialista em direito eleitora, Walber Agra.
Antes do jantar, os deputados ainda vão participar da eleição da nova diretoria da Unale. A Assembleia Geral está agendada para às 18h30. Na sexta-feira (26), a conferência será encerrada no período da manhã, com a premiação Assembleia Cidadã.
***
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Possibilidade de chuva e calor intenso nesta terça-feira (24)
Leia Mais
Ministério da Saúde destina R$ 60 mil para cinco bancos de leite em MS
Leia Mais
Tradição de Natal, panetone ganha espaço na mesa dos brasileiros
Leia Mais
Horários de funcionamento de estabelecimentos em Campo Grande nos dias 24 e 25 de dezembro
Municípios