Sete projetos devem ser votados na sessão ordinária desta quarta-feira (3)
Projetos serão discutidos e votados durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa
03/11/2021
07:15
OSVALDO JÚNIOR
Os deputados devem votar, nesta quarta-feira (3), sete projetos durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). As propostas dizem respeito a servidores públicos, proteção de animais, mudança na estrutura de pessoal da magistratura, entre outros assuntos. A sessão tem início às 9h e pode ser acompanhada ao vivo pelos canais oficiais da Casa de Leis.
Dois projetos devem ser votados em redação final. Um deles é o Projeto de Lei 241/2020, de autoria do deputado Lucas de Lima (Solidariedade), que altera a Lei 2.990/2005 para incluir a Educação em Direito dos Animais como disciplina curricular na grade do ensino fundamental das escolhas públicas e particulares de Mato Grosso do Sul. Também está prevista a votação da redação final do Projeto de Lei 280/2021, de autoria do deputado Barbosinha (DEM), que denomina de “Amaro de Souza Filgueira” a ponte sobre o Rio Dourado, localizada no distrito de Porto Vilma, em Deodápolis.
Em discussão única, os parlamentares devem votar o Projeto de Lei 210/2021, do Poder Executivo. Este projeto altera o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Poder Executivo, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado de Mato Grosso do Sul (Lei 1.102/1999). Entre as mudanças, estão a substituição do termo “funcionários públicos” por “servidores públicos” e a possibilidade de parcelamento das férias em duas etapas de 15 dias.
Ainda em discussão única, deve ser votado o Projeto de Lei 212/2021, do deputado Marcio Fernandes (MDB), que proíbe as instituições de ensino públicas privadas, bem como as bancas examinadoras de seleções e concursos públicos, a usarem “novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa, em contrariedade às regras gramaticais consolidadas e nacionalmente ensinadas”.
Também deve ser votado, em discussão única, o Projeto de Lei 288/2021, que altera a redação da Lei 2.766/2003. Essa lei dispõe sobre a disciplina, a regulação, a fiscalização e o controle dos serviços públicos delegados do Estado de Mato Grosso do Sul. Conforme o governo, as mudanças objetivam conferir à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan) “maior efetividade às diversas ações inerentes a suas atribuições legais, dentre elas a promoção de audiências e de consultas públicas”.
Ainda em discussão única, deve ser votado o Projeto de Lei 308/2021, que cria dois cargos de desembargador para compor a estrutura de pessoal da magistratura do Poder Judiciário e, por consequência, mais uma Câmara Cível e 15 cargos em comissão de assessor de desembargador.
Além desses, outros três projetos devem ser votados em discussão única. Trata-se do Projeto de Resolução 61/2021, de autoria do deputado Eduardo Rocha (MDB), de concessão de Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense.
Serviço
As sessões plenárias da ALEMS são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, com transmissão ao vivo pelo Canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMS, Youtube, Facebook, Rádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS (Android/iOS).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCJ do Senado aprova PEC sugerida por Hashioka, que inclui Pantanal de MS como patrimônio nacional
Leia Mais
Hashioka homenageia empreendedores com entrega da Comenda “Ueze Elias Zahran”
Leia Mais
Cerca de 77 mil mulheres aguardam mamografia pelo SUS
Leia Mais
MS registra 1.912 novos empregos formais em setembro; saldo do ano supera 26 mil
Municípios