Campo Grande (MS), Sábado, 28 de Dezembro de 2024

Cassems realiza campanha de doação de sangue em agosto

06/08/2015

16:39

JE

A ação busca incentivar a doação de sangue entre os seus colaboradores.



No inverno, os bancos de sangue registram uma queda brusca nas doações e, diante dessa situação, a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) realiza, em parceria com o Hemosul, pela segunda vez no ano, uma campanha interna de doação de sangue. Desta vez, a campanha tem o tema “Doe Sangue. Neste inverno, aqueça corações e salve vidas. A solidariedade está em nossa veia” e acontece em duas datas: na próxima sexta-feira (07) e no dia 14 de agosto. 

Todo ano, neste período, a falta de sangue nos principais hemocentros do país preocupa as autoridades de saúde e a Caixa dos Servidores, por meio do setor de Recursos Humanos, incentiva essa prática entre os funcionários. Na primeira edição da campanha deste ano, acontecida em fevereiro, a ação realizada pela Cassems arrecadou 55 bolsas de sangue, além de 22 amostras para doação de medula óssea.

Para o presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, é uma situação típica dessa época, pois o número de doadores cai cerca de 40%. “Doar sangue é um ato de solidariedade e que pode salvar vidas. Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os hemocentros teriam como atender toda a população”, destacou o presidente.

De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos da Cassems, Juliana Inácio, a campanha foi idealizada para fidelizar e estimular novos doadores entre os colaboradores e, desde a primeira ação, a resposta foi positiva. “A ideia é realizar a campanha, em parceria com o Hemosul, periodicamente. Antes da ação, a gente fez uma campanha de mobilização interna e, imediatamente, nossos colaboradores aderiram a campanha”, explicou Juliana.

Hemosul

Documentação: Para doar sangue é preciso que você esteja munido de um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.

Idade: Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos segundo a nova lei da doação de sangue aprovada em 2013. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal, ou então pode retirar na unidade de doação um modelo de declaração, levar para mãe ou pai ou responsável legal assinar e então reconhecer firma desta assinatura. Caso o menor de idade seja emancipado pode vir doar sozinho trazendo o documento de emancipação. Se for casado traz a certidão de casamento que já é suficiente para a lliberação. Também é importante lembrar que a primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.

Peso: Embora a nova lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Hemorrede-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

Intervalo de doação: homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses. Após os 60 anos tanto homens como mulheres devem obedecer o intervalo mínimo de seis meses.

Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

Medicamentos: alguns medicamentos impedem a doação. Portanto fale para o profissional de saúde que for lhe entrevistar os remédios que está utilizando.

Vacinas: As vacinas impedem temporariamente a sua doação. Por isso, aproveite para doar sangue antes de tomar a dose de vacina.

Alimentação: Não esqueça: você deve estar bem alimentado para doar sangue. Como muitos pensam não se pode doar sangue em jejum. É diferente de quando vamos fazer exames laboratoriais de sangue, para os quais o jejum é recomendado. Mas você pode evitar alimentos com excesso de gordura quando vier doar sangue. É recomendado que se alimente bem, porém, de forma saudável.



Fonte: ASSECOM

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: