|
Divulgação |
O Sesi promove, neste sábado (19/09), das 8 às 12 horas, na unidade de Aparecida do Taboado, o 1º Torneio Interclasse de Robótica para apresentar aos estudantes de 10 a 16 anos de idade o mundo da ciência e da tecnologia com a construção de robôs utilizando peças de Lego e programados com tecnologia Lego Mindstorms NTX. A competição será no CISS (Centro Integrado Sesi Senai), que fica na Avenida Orlando Mascarenhas Pereira, 3.242, Bairro Córrego do Campo.
A gerente de educação do Sesi, Simone Cruz, informa que a competição já foi realizada em Campo Grande (08/08), Corumbá (15/08), Três Lagoas (22/08), Dourados (29/08), Naviraí (11/09) e agora será em Aparecida do Taboado, totalizando 900 alunos do Ensino Fundamental II e 1º ano do Ensino Médio das escolas das seis cidades citadas. “A nossa intenção é contribuir para o desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho, incentivando a realização de tarefas em equipe para a solução de problemas de forma inovadora”, disse.
Oportunidade
Segundo a diretora da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado, Sílvia Lúcia Bernardes Watanabe, serão quatro equipes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental - Big Ben, Robotics Island, Robô Sapiens e Robô Macaw. “Além da disputa entre os times, as crianças com idades entre 7 e 10 anos também farão uma apresentação sobre o Lego Genius, marcando a abertura do evento. Elas falarão sobre todos os valores transmitidos durante as aulas que trabalham com a robótica. Para nós é uma grande alegria termos todos os nossos alunos envolvidos em uma iniciativa como essa, oportunizando aos estudantes uma competição saudável em que é valorizado o conhecimento e também dando à comunidade um momento para melhor conhecer o nosso trabalho”, declarou.
A técnica de educação do Sesi, Juliana de Alencar Nicolau, explica que o tema da temporada 2015/2016 do Torneio de Robótica é “Como cuidamos do nosso lixo” e os competidores terão de desenvolver projetos de pesquisa inovadores que poderão, quem sabe, ajudar milhões de pessoas no futuro. “Durante esse processo, novos horizontes são abertos para que os participantes desenvolvam o interesse pela ciência e tecnologia e descubram novas possibilidades de carreira”, detalhou.
O torneio
A competição tem quatro etapas e os alunos serão avaliados nas categorias projeto de pesquisa, core values, design do robô e desafio do robô. No primeiro caso, os alunos devem apresentar uma solução inovadora em conformidade com o tema da temporada do torneio, enquanto no core values os alunos são submetidos a uma atividade em grupo onde os juízes analisam se os valores do torneio foram contemplados (trabalho em equipe, competição amigável e aprender divertindo-se).
No design do robô, os juízes vão avaliar, nos quesitos desenho mecânico, estratégia e inovação na programação, os robôs criados pelos alunos. Já no desafio do robô as máquinas são projetadas e programadas pelos membros da equipe para executar uma série de tarefas, ou missões, durante partidas de 2’30’’ em uma mesa de competição que reflete o tema do mundo real para aquela temporada. Após a competição, os juízes vão apontar as equipes campeãs, sendo que os alunos serão premiados com medalhas e os times receberão um certificado de reconhecimento na categoria premiada (pesquisa, core values, design robô ou desafio do robô).
Serviço – O CISS (Centro Integrado Sesi Senai) de Aparecida do Taboado está localizado na Avenida Orlando Mascarenhas Pereira, 3.242, Bairro Córrego do Campo
Fonte: ASSECOM/FIEMS
Por: Daniel Pedra