Campo Grande (MS), Terça-feira, 11 de Março de 2025

Robotics Island é a campeã de Aparecida do Taboado do Torneio de Robótica do Sesi

21/09/2015

13:12

JE

Divulga��o

A equipe Robotics Island foi a grande campe� de Aparecida do Taboado do 1� Torneio Interclasse de Rob�tica das Escolas do Sesi realizado no s�bado (19/09) no CISS (Centro Integrado Sesi Senai), que fica na Avenida Orlando Mascarenhas Pereira, 3.242, Bairro C�rrego do Campo. Trata-se da 6� e �ltima cidade a promover a competi��o, que j� foi realizada em Campo Grande (08/08), Corumb� (15/08), Tr�s Lagoas (22/08), Dourados (29/08) e Navira� (11/09).

Segundo a diretora da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado, Silvia Lucia Bernardes Wanatabe, o torneio foi uma experi�ncia motivadora para os alunos, que tiveram a chance de desenvolver habilidade e trabalhar em equipe. �Percebemos claramente o quanto eles aprenderam com esse momento, um aprendizado que eles v�o levar para a vida toda�, declarou.

Divulga��o

A aluna do 7� ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado, Marina Alves Lopes, 12 anos, � participante da equipe campe� e disse que a competi��o foi marcada por divers�o e aprendizado. �N�s aprendemos a trabalhar em equipe, superar as diferen�as escutando um ao outro, aprender com a uni�o e a dividir as tarefas�, disse.

J� o aluno do 7� ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado, Matheus de Oliveira Alves, 13 anos, disse que o torneio representou aprendizado. �Antes preferia trabalhar sozinho, mas aprendi que o trabalho em equipe rende muito mais�, falou.

O torneio

A t�cnica de educa��o do Sesi, Juliana de Alencar Nicolau, explica que o tema da temporada 2015/2016 do Torneio de Rob�tica foi �Como cuidamos do nosso lixo� e os competidores ter�o de desenvolver projetos de pesquisa inovadores que poder�o, quem sabe, ajudar milh�es de pessoas no futuro. �Durante esse processo, novos horizontes s�o abertos para que os participantes desenvolvam o interesse pela ci�ncia e tecnologia e descubram novas possibilidades de carreira�, detalhou Juliana Nicolau.

A competi��o teve quatro etapas e os alunos foram avaliados nas categorias projeto de pesquisa, core values, design do rob� e desafio do rob�. No primeiro caso, os alunos tinham de apresentar uma solu��o inovadora em conformidade com o tema da temporada do torneio, enquanto no core values os alunos eram submetidos a uma atividade em grupo onde os ju�zes analisam se os valores do torneio foram contemplados (trabalho em equipe, competi��o amig�vel e aprender divertindo-se).

No design do rob�, os ju�zes avaliariam, nos quesitos desenho mec�nico, estrat�gia e inova��o na programa��o, os rob�s criados pelos alunos. J� no desafio do rob� as m�quinas foram projetadas e programadas pelos membros da equipe para executar uma s�rie de tarefas, ou miss�es, durante partidas de 2�30�� em uma mesa de competi��o que reflete o tema do mundo real para aquela temporada. Ap�s a competi��o, os ju�zes apontavam as equipes campe�s, sendo que os alunos ser�o premiados com medalhas e os times receber�o um certificado de reconhecimento na categoria premiada (pesquisa, core values, design rob� ou desafio do rob�).




Fonte: ASSECOM/FIEMS
Por: Daniel Pedra


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: