|
Prefeito, secretário e equipe da Secretaria Municipal de Educação receberam a coordenadora da UAB/UEMS. |
Esteve em Aparecida do Taboado, na última segunda-feira, a coordenadora da Universidade Aberta do Brasil/Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UAB/UEMS), Maria Peixoto, para orientar a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer sobre a implantação do pólo.
Na oportunidade foi realizada uma reunião entre o prefeito Robinho Samara; secretário de Educação, Joaquim Donizete de Matos; vereador José Rodrigues de Matos (Zezão do PT); professora Loiracy Alcazas; diretora de Educação, Adelair Aparecida Martins Rodrigues; e a especialista em Educação, Josefa Joana Braz Hipólito.
Maria Peixoto enalteceu a instalação do pólo da UAB/UEMS no munícipio como sendo muito importante. Ela disse acreditar que a unidade poderá se tornar referência no Estado de Mato Grosso do Sul e região, devido a proximidade com o Estado de São Paulo.
O prefeito Robinho Samara frisou que “não medirá esforços e cumprirá todas as exigências para que Aparecida do Taboado tenha uma universidade que atenda os anseios da população e estudantes de toda região”.
Na próxima segunda-feira, 30, o município se prepara para a visita técnica da Universidade Aberta do Brasil/ Ministério da Educação (UAB/MEC). Nesta ocasião será definido se Aparecida do Taboado atende as exigências para a implantação de cursos à distância. O vereador Zezão do PT, que esteve em Brasília no último mês, reunido no gabinete do Senador Delcídio do Amaral e posteriormente falou com o coordenador da UAB no MEC, Alexandre Póvoa, agradeceu o atendimento de seu pedido.
O secretário de Educação, Joaquim Donizete de Matos, ressaltou o empenho do prefeito Robinho Samara para a instalação do pólo e disse que após a aprovação, a cidade poderá receber diversos cursos de graduação e pós-graduação, oferecidos por universidades estadual e federal. “Estamos dando um grande passo na Educação do nosso município. Este é um sonho de todos que está cada vez mais próximo da realidade”, falou.
Diariamente são transportados 473 universitários para estudar em diversos municípios da região. Todos recebem 75% de desconto no transporte e destes estudantes 253 são bolsistas, recebendo 20% de desconto na mensalidade.
Os transportes são realizados por 13 veículos para universidades de Santa Fé do Sul-SP, Jales-SP, Fernandópolis-SP, Ilha Solteira-SP, Pereira Barreto-SP, Três Lagoas-MS e Paranaíba-MS. O custo anual deste serviço prestado pelo município é de aproximadamente R$ 1 milhão, ao contar com transporte terceirizado, frota própria, combustível, manutenção e folha de pagamento dos motoristas. Com a criação do pólo UAB/UEMS a Administração Municipal acredita que terá uma significativa economia para os cofres públicos, além da comodidade de atender os universitários em seu próprio município.
Fonte: ASSECOM
Por: Luana Chaves