Campo Grande (MS), Sexta-feira, 03 de Maio de 2024

Cassems inaugura Centro Integrado de Atenção Psicossocial em Campo Grande nesta terça-feira

25/04/2016

15:25

JE

O objetivo do Centro é oferecer cuidados aos pacientes com sofrimento psíquico, por meio de um atendimento multiprofissional e diferenciado.

Divulgação

A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) inaugura nesta terça-feira (26), um Centro Integrado de Atenção Psicossocial (Ciaps) em Campo Grande. A ideia para criação o Ciaps nasceu da crescente demanda encontrada nos registros de atendimento da Cassems por profissionais de saúde mental. O objetivo do Centro é oferecer cuidados aos pacientes com sofrimento psíquico, por meio de um atendimento multiprofissional e diferenciado, além de estimular a integração social, familiar e a sua autonomia. A cerimônia de inauguração acontece às 19h, na Rua São Paulo, 68, no bairro São Francisco.

De acordo com a diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib, o Ciaps foi criado devido ao grande número de servidores públicos que estão afastados de suas funções por problemas psicológicos.

“A Cassems resolveu investir no Centro Integrado de Atenção Psicossocial pela grande demanda que temos observado nos números de consultas psiquiátricas. A Secretaria Estadual de Segurança também nos passa como está a situação dos policiais, dos servidores da Segurança Pública em relação ao tratamento por depressão e ansiedade. Nós também sabemos que motivo de afastamento da maioria dos professores é por Lesão por Esforço Repetitivo (Ler) ou por depressão. Então, a gente uniu esses dados de sistema à demanda crescente de atendimento psiquiátrico e formou-se o embrião do Ciaps”, explica Budib.

A diretora explica também que o principal objetivo do Centro é diminuir o sofrimento dos beneficiários com transtornos mentais, sobretudo, porque o sofrimento psíquico não se mede. “O nosso objetivo ao criar o Ciaps é diminuir o sofrimento dos nossos beneficiários, porque, às vezes, os pacientes que têm depressão ou ansiedade são tachados como ‘frescos’. A depressão não é igual ao diabetes que você faz o teste de glicose e aparece o teor de açúcar, ou a pressão, que mede e aparece se está alta ou baixa. A depressão não aparece no exame de sangue, então, o próprio paciente não aceita o seu diagnóstico e demora a aceitar e quando ele busca atendimento já está num quadro bastante complicado. Dessa forma, o Ciaps busca diminuir o sofrimento psicológico e melhorar a qualidade de vida desses pacientes”, afirma a diretora.

Para a coordenadora de Psicologia da Cassems, Ana Márcia Cobbo, o número de pessoas portadoras de transtornos mentais tem aumentado sobremaneira em todo o mundo e esses quadros afetam o paciente em todos os segmentos da sua vida.

“Uma pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que os transtornos mentais atinjam cerca de 700 milhões de pessoas no mundo, o que representa 13% do total de todas as doenças. No topo da lista, visualizam-se psicopatologias como depressão e ansiedade. Outro dado importante observado é o afastamento dos beneficiários com sofrimento psíquico de suas atividades laborais e do convívio social. Atualmente, os transtornos mentais são a terceira causa de longos afastamentos do serviço por doença e, no ano passado, um estudo divulgado pela Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE) evidenciou que uma em cada duas pessoas irá sofrer algum distúrbio psicológico durante a vida. Percebendo esse contexto atual e a importância do investimento na atenção à saúde mental, a Cassems optou por investir na construção do Ciaps”, aponta a coordenadora.

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, conta que há tempos percebe que o número de servidores públicos com doenças psicológicas tem aumentado bastante. “Em nossas andanças pelo Estado, percebemos como cresceu a quantidade de beneficiários da Cassems com necessidade de atendimento psicológico. Esse número é ainda maior entre servidores públicos da Educação e da Segurança Pública, então, ao inaugurar esse Centro, nós estamos oferecendo um cuidado especial a esses pacientes”, pontua Ayache.




Fonte: ASSECOM


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: