Campo Grande (MS), Sábado, 18 de Maio de 2024

SÃO GABRIEL DO OESTE| Produtores de ovinos da região estiveram no município conhecendo projeto que deve alavancar a ovinocultura do estado

30/06/2016

18:15

JE

Foto: Thiago Holsback

São Gabriel do Oeste foi hoje palco de uma iniciativa que deve ser um incentivo à mais na cadeia de produção de ovinos na região, produtores de toda a região estiveram presentes na sede da FUNPESG em São Gabriel para conhecer a instalação da PDOA – Propriedade de descanso de Ovinos para o Abate.

Oferecer estímulos e segurança ao ovinocultor sul-mato-grossense, proporcionando maior organização do setor e da escala para a indústria frigorífica. Este é o objetivo principal da PDOA - Propriedade de Descanso de Ovinos para Abate, sistema desenvolvido pelo Departamento Técnico do Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS, em parceria com a Asmaco - Associação Sul-mato-grossense de Criadores de Ovinos, que teve hoje sua segunda unidade no Brasil inaugurada em São Gabriel do Oeste

A PDOA foi apresentada a representantes rurais e políticos durante uma reunião realizada pela prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, com a participação do médico veterinário do Sistema Famasul, Horácio Tinoco, do superintendente da Sepaf - Secretaria de Produção e Agricultura Familiar, Edwin Baur, o médico veterinário da Secretaria, Rubens Flavio Mello Correa e o zootecnista e pesquisador da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Fernando Reis, o Prefeito Adão Rolim e demais autoridades, além é claro de produtores e autoridades da região Norte. O encontro aconteceu na sede da Fundação Educacional De Apoio A Pesquisa E Ao Desenvolvimento Econômico De São Gabriel Do Oeste - MS - FUNPESG.

Durante o evento, Edwin Baur, falando em nome do Secretário de Estado de Produção, Fernando Lamas, destacou a relevância do sistema para alavancar o desenvolvimento do segmento produtivo no Estado. "A PDOA, permitirá que as propriedades reúnam em um mesmo local um rebanho em quantidade suficiente para viabilizar o transporte para o frigorífico", salienta o especialista.

A finalidade da propriedade de descanso é atender a necessidade do mercado de ovinos e agilizar a logística do comércio em Mato Grosso do Sul. É um programa inédito no Brasil voltado para o setor e visa organizar a ovinocultura do Estado, possibilitando reunir os animais a serem abatidos, facilitando o escoamento para as indústrias frigoríficas. 

De acordo com Tinoco, o sistema pretende resolver o problema ocasionado pela produção fracionada, reunindo os ovinos na PDOA para posteriormente a indústria embarcar e encaminhar os animais para o abate. "Isso facilita a logística e melhora, consequentemente, os preços do setor".

Atualmente, existe uma PDOA instalada na BR - 060, em uma propriedade privada localizada entre Campo Grande e Sidrolândia, e esta, instalada em São Gabriel do Oeste que vai atender a produtores de toda a região.



Fonte: ASSECOM
Por: Thiago Holsback

--

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: