INTERIOR
MSGÁS reafirma plano de expansão para Sidrolândia
04/07/2023
11:20
ASSECOM
O plano de expansão do Gás Natural vai começar a ser executado por Sidrolândia. O presidente da MSGÁS, Rui Pires dos Santos, junto com diretores da companhia, Fabrício Marti (Técnico e Comercial) e Bernadete Rangel (Financeiro) se reuniram nesta segunda-feira (03) com a prefeita Vanda Cristina Camilo para reforçar as metas de interiorização da oferta de GN em Mato Grosso do Sul.
O Diretor Técnico e Comercial Fabrício Marti apresentou detalhes do projeto de expansão, que já passou pela fase de consulta pública e agora aguarda os trâmites regulatórios para licitação e operacionalização da nova matriz energética em Sidrolândia.
A previsão é de que em 2024 Sidrolândia já esteja sendo abastecida. A MSGÁS vai fornecer GNC (Gás Natural Comprimido) e GNV (Gás Natural Veicular) por meio de gasoduto “virtual” (transporte rodoviário). O cronograma prevê ainda a chegada do combustível em Dourados, Bataguassu, Inocência e Ribas do Rio Pardo.
“Estamos avançando nesse processo, alinhado à política energética do Governo do Estado, que busca o aumento da eficiência energética e a maior utilização de fontes de energia como o gás natural, limpa, segura e competitiva para as necessidades de crescimento econômico”, destaca o diretor-presidente da MSGÁS.
A prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo, disse que está otimista e já na exposição tradicional da cidade pretende promover discussão entre os empresários da agroindústria sobre os benefícios do Gás Natural, do ponto de vista ambiental e no aspecto econômico, pois significa menor custo na cadeia energética.

De acordo com Fabricio Marti, a MSGÁS vai apresentar à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) protocolo que prevê, dentro dos investimentos da companhia, a permissão da distribuição, através desse modal via Gás Natural Comprimido. Em Sidrolândia espera-se a adesão de empresas à transição energética.
Rui Pires dos Santos, lembra que há etapas a cumprir e a MSGÁS está determinada a cumprir dentro dos prazos para acelerar a interiorização. “Estamos aqui em Sidrolândia reafirmando um compromisso da empresa de trazer o Gás Natural e assim contribuir para o esforço de garantir uma fonte de energia segura e capaz de atender à demanda da indústria e outros segmentos. Temos vários parceiros nesse objetivo, como o nosso secretário da Semadesc, Jaime Verruck e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Gerson Claro”, disse.
Em Sidrolândia o Gás Natural vai atender inicialmente as indústrias e o setor veicular. O combustível será carregado na estação de compressão em Campo Grande e levado em caminhões tanques. Será estocado e distribuído por meio de uma rede de tubos de polietileno. Mais para frente, a Companhia poderá optar pela canalização em aço para atender futura demanda dos setores comercial e residencial.
A prefeita Vanda Camilo se disse entusiasmada com o projeto da nova matriz energética no município e agradeceu o empenho da MSGÁS, não só no aspecto da regulamentação, que é um processo que envolve diversas fases, como explicou o Diretor Técnico, mas pela atuação conjunta de agentes políticos, gestores públicos e a iniciativa privada para a expansão do uso do gás natural. “Estamos muito confiantes nesta nova matriz energética para o nosso município”, destacou a prefeita.
Assessoria de Imprensa MSGÁS
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lei institui Semana Estadual de Conscientização para Mulheres na Menopausa em MS
Leia Mais
Presidente da Câmara de Ponta Porã destaca momento histórico com Parlamento do Mercosul
Leia Mais
Governo de MS entrega Policlínica Cone Sul e reforça atendimento especializado em Dourados
Leia Mais
Febraban endurece regras para encerrar contas fraudulentas e apostas não autorizadas
Municípios