Campo Grande (MS), Quinta-feira, 28 de Março de 2024

SAÚDE

Realizada em Paraíso das Águas a 1ª Semana da Enfermagem

17/05/2022

09:00

BCN NOTICIAS

Profissionais de enfermagem de Paraíso das Águas

A Prefeitura Municipal de Paraíso das Águas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou de 11 à 13 de maio, a I Semana da Enfermagem- Preparando para novos tempos, que contempla todos os profissionais de enfermagem, técnicos e auxiliares de enfermagem do município.

No dia 11, na abertura do evento, houve a apresentação das autoridades, como a do vice-prefeito Roberto Carlos (PSDB) representando o prefeito municipal Anízio Sobrinho de Andrade (PP) que justificou sua ausência, a do presidente do Legislativo Municipal, Prof. Leonardo Corniani Dias (PP) e do secretário municipal de Saúde, Dr. Jefferson de Souza Corrêa.

Além da apresentação das autoridades, todos foram unânimes em seus discursos, ressaltando a importância do evento e de cada profissional da saúde na sociedade, principalmente no momento de pandemia, o maior desafio do último século.

Em seguida, foi realizada uma brilhante palestra com a enfermeira convidada, Adriana Pereira Martins Carrijo, que abrangeu o tema: "Ética Profissional e Empatia no Cuidar da Enfermagem".

No dia seguinte, dia 12 de maio, foi ministrada outra importante palestra com a enfermeira convidada, Fernanda Nunes, com o tema: "Curar-se para Curar - Um novo tempo após os impactos negativos da pandemia".

O evento dava-se inicio às 18h30 e encerrava às 21h30, tempo bem aproveitado para se aprender mais e debater assuntos relevantes.

"Esta foi uma semana incrível para nós, fomos impactados com a pandemia, afetou o psicológico de muitos profissionais e este evento veio de encontro com estas necessidades", destacou a enfermeira Crechilla Rodrigues. 

A oficina dentro desta programação, pode aproximar ainda mais a equipe e debater temas fundamentais para o bom andamento do atendimento ao público, bem como, a valorização desta profissional e sua importância pra a população.

"É sempre importante parar e afiar o machado durante o cortar da lenha, torna o trabalho mais leve e assertivo. A semana da enfermagem foi criada para lembrar a importância desses profissionais, o carinho e o cuidado que são colocados no tratamento de saúde melhoram os resultados de todo o processo", enfatizou o secretário de Saúde, Dr. Jefferson de Souza Corrêa.

Ao realizarmos a 1ª Semana de Enfermagem desejamos homenagear e proporcionar um momento de reflexão aos profissionais, para que se sintam realmente um elemento essencial em toda nossa rede e comunidade.

O evento encerrou na última sexta-feira (13/5) com um jantar de confraternização para marcar a semana dedicada aos profissionais da enfermagem e técnicos de enfermagem.

Dia 12 de Maio - Dia Internacional da Enfermagem

Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

A profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.

O processo de enfermagem é a dinâmica das ações sistematizadas e inter-relacionadas, visando à assistência ao ser humano e deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem.

20 de maio: Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem

Neste dia 20 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem. Atualmente, o Brasil conta com 1.440.536 Técnicos e 433.536 Auxiliares de Enfermagem. Juntos, somam 1,8 milhão de profissionais que representam mais de 80% da força de trabalho da Enfermagem.

Campanha Valorize a Enfermagem é uma iniciativa do Sistema Cofen/Conselhos Regionais para mostrar a realidade dos profissionais da categoria.

Para a presidente do Cofen, Betânia dos Santos, o dia de hoje precisa ser não somente de comemoração, mas também de reflexão. “É preciso respeito, segurança, reconhecimento e valorização para a Enfermagem, que há tanto tempo possui demandas pendentes de aprovação.”

“Neste momento tão importante de luta pela aprovação do Piso Salarial e pela regulamentação da nossa carga horária, queremos mais do que palavras bonitas.”

O Sistema Cofen/Conselhos Regionais  lançou a campanha Valorize a Enfermagem, como parte das atividades da Semana da Enfermagem.

A ação, que se estende até esta quinta-feira (20), busca reunir uma série de iniciativas para mostrar a realidade dos quase 2,5 milhões de profissionais que formam a linha de frente no combate à Covid-19, buscando conscientizar a população e sensibilizar os políticos para que atendam as demandas urgentes da categoria.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: