Alerta: Mato Grosso do Sul está no mapa das chuvas intensas e acumulados podem chegar a 100 mm
03/02/2022
14:00
Subcom
Mireli Obando
@SaulSchramm
A chuva persiste na maior parte de Mato Grosso do Sul. Aviso de chuvas intensas na página oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vale para quase todo Estado e alerta para chuvas intensas e tempestades.
São esperadas chuvas com acumulados entre 50 e 100 mm/dia, ventos intensos entre 60-100 km/h, e queda de granizo. Há risco para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O aviso é válido até as 10h de amanhã (04).
Para as áreas com chance de tempo mais severo, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil disparou SMS aos números cadastrados no 40199, avisando a população sobre os riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Dezoito municípios das regiões pantaneira, sudoeste e centro-sul estão sob alerta amarelo, que indica volumes menores de chuva, com acumulados de até 50 mm/dia e vento entre 40-60 km/h.
De modo geral as instruções do Inmet são: em caso de rajadas de vento não se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois há risco de queda e descargas elétricas. Se houver a possibilidade desligar aparelhos elétricos da tomada e o quadro geral de energia.
Alertas Defesa Civil
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul conta com um serviço de SMS que dispara alertas diversos para o cidadão cadastrado.
O serviço oferecido gratuitamente é uma ferramenta importante pois os alertas vêm com orientações. Para aderir ao sistema, o cidadão deve enviar mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência.
A partir do cadastramento, o telefone e o endereço são automaticamente incluídos na lista de envio dos alertas sempre que houver risco de desastres naturais na região indicada.
Vale ressaltar que a ferramenta não se trata de previsão do tempo, mas de alertas que serão enviados sempre que houver situação que requeira atenção especial ou medidas preventivas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
EXPORÃ 2025 conta com apoio da Câmara de Vereadores de Ponta Porã
Leia Mais
Anvisa proíbe anel que promete medir glicose sem agulha
Leia Mais
Setor de Nefrologia do HRMS é totalmente reformado após investimento de R$ 2,1 milhões
Leia Mais
Campo Grande tem mais de 1.600 vagas de emprego abertas nesta quinta-feira
Municípios