Campo Grande (MS), Segunda-feira, 25 de Novembro de 2024

DOURADOS

Sinjorgran elege nova diretoria e reafirma defesa dos jornalistas

Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados será presidido pelo repórter cinematográfico Diógenes da Silva Fernandes a partir de 21 de julho

23/06/2023

15:00

ASSECOM

Jornalistas reunidos em Assembleia Geral para eleição da nova diretoria do Sinjorgran  ©Seila Marin Alves

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados (Sinjorgran) realizou na noite de quinta-feira (22) a Assembleia Geral que elegeu a nova diretoria para o triênio 2023-2026, além do Conselho Fiscal, Comissão de Sindicância e delegados à Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas). O repórter cinematográfico Diógenes da Silva Fernandes, que liderou a chapa “Sinjorgran, jornalista forte!”, foi eleito presidente, tendo como vice-presidente Flávio Verão; 1º secretário Fábio Camargo Dorta; 2ª secretária Fabiane Rosseti Dorta; tesoureira Karine Segatto; diretor de Assistência Social Marciel Arruda e diretor Cultural e Recreativo Sérgio Quinhones.

O Conselho Fiscal será composto pelos membros efetivos Lílian Rech, Moisés Conquista e Adriano Marcos da Silva. Os suplentes são Graziela Moura, João Carlos Torraca e Ariadne Freitas Bianchi. Já a Comissão de Sindicância terá como presidente Alexandre da Silva Duarte, vice-presidente Stella Zanchett e secretária Eliane Moreira Dias. Os delegados à Fenaj são Dilermano Alves e Marcos Morandi como titulares e Willian Leandro Gomes e Wislei Franciel Weber, como suplentes.

A Assembleia Geral foi marcada pelas falas contundentes do atual presidente João Carlos Torraca Brandão e pelo presidente eleito Diógenes da Silva Fernandes em defesa dos jornalistas da base de atuação do Sinjorgran, em especial aqueles que são filiados e participam das atividades do sindicato. “Nossa diretoria atuou em meio à pandemia de Covid-19, sendo obrigada a organizar assembleias virtuais e decidindo as questões sindicais em debates através de videoconferências, mas, ainda assim, entendo que cumprimos nosso dever de defender o jornalista e o jornalismo dos ataques que sofremos ao longo desses últimos três anos”, pontuou Torraca.

O presidente do Sinjorgran lembrou, por exemplo, da postura firme do sindicato em defesa do jornalista Sandro Almeida de Araújo, de Nova Andradina, que foi agredido por quatro policiais militares. “A postura firme do Sinjorgran, cobrando celeridade das autoridades estaduais e saindo em defesa do jornalista, gerou uma repercussão nacional e todos os envolvidos estão sendo responsabilizados, mesmo porque o profissional foi agredido em razão da sua atuação profissional”, ressaltou Torraca.

A tesoureira Karine Segatto destacou o empenho do Sinjorgran em não permitir que a polarização política entre direita e esquerda contaminasse o Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados. “Fico triste ao ver que muitas vezes alguns jornalistas tentam trazer a política partidária para dentro do sindicato, mas nossa diretoria soube administrar muito bem essa questão e focamos exclusivamente na defesa dos nossos filiados, na defesa da liberdade de expressão e do jornalismo”, completou Karine.

O presidente eleito Diógenes da Silva Fernandes renovou o compromisso de manter o Sinjorgran como um escudo em defesa dos jornalistas, da liberdade de expressão e do jornalismo. “É importante que o jornalista profissional procure o sindicato, faça sua filiação e participe das atividades sindicais, como as assembleias gerais, porque somente com união da nossa categoria teremos força para seguir defendendo aqueles que sofram qualquer tipo de cerceamento, de violência e de censura”, argumentou Diógenes.

O presidente eleito também apontou como uma das metas da nova diretoria trazer para o Sinjorgran mais jornalistas que atuam na base sindical da Grande Dourados. “Também vamos atuar com firmeza na valorização da profissão, vamos manter os acordos coletivos que nosso sindicato já tem fechado nos últimos anos e iremos criar uma comissão para atualizar e modernizar o nosso Estatuto”, concluiu Diógenes.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: