POLÍTICA
Diretores alinham plano de segurança nas escolas
13/04/2023
16:05
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Os diretores de escolas da Rede Estadual de Ensino dos municípios de Dourados, Douradina e de Itaporã se reuniram, na manhã desta quinta-feira (13), no auditório da CRE-05, a Coordenadoria Regional de Educação, em Dourados, com representantes das forças de segurança, para alinhar os pontos principais do Plano Estadual de Segurança Escolar anunciado na quarta (12) pelo governador Eduardo Riedel.
No encontro, o professor Ney Coinethe, coordenador regional da Educação, resumiu parte do que foi anunciado, no dia anterior, durante a videoconferência em que Riedel, o vice-governador Barbosinha e o secretário estadual de Educação, Hélio Daher, enumeraram os pontos principais da estratégia adotada por Mato Grosso do Sul para se prevenir ante à onda de informações falsas com ameaças de ataques à comunidade escolar.
Das 348 escolas estaduais espalhadas pelos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 298 serão monitoradas por 1.800 câmeras de segurança até o fim deste mês, anunciou o governador do Estado ao lançar o Plano. Até o momento, 1.258 câmeras estão instaladas em 255 escolas da Rede Estadual de Ensino
No encontro de quarta-feira na Governadoria, em que também participaram representantes das Polícias Civil e Militar e do Ministério Públkico, ficou definido que até o final do mês ainda serão implantadas 542 câmeras em 43 escolas estaduais, dentro da política de videomonitoramento contínuo ao funcionamento da rede de ensino.
O COSI-MS (Controle Operacional de Segurança Integrada), responsável pela coordenação de monitoramento nas escolas, dispõe de um sistema capaz de vigiar estabelecimentos escolares para evitar roubos, ataques, invasões, conflitos e assassinatos, além de proteger alunos e profissionais da educação. Além disso, cada estabelecimento de ensino tem o “botão do pânico”, dispositivo que deve ser acionado em casos de emergência, ataques ou conflito e que é comandado pelo gestor da unidade por meio de um aplicativo baixado no celular.
As unidades de ensino da Rede Estadual oferecem ainda um serviço especializado de atendimento educacional, com psicólogo e assistente social que estão prontos a fazer o acolhimento, orientar e encaminhar os casos considerados de alarme para as autoridades. O Comitê Estadual anunciado pelo governador Eduardo Riedel vai passar a coordenar e supervisionar todas essas ações.
Participaram do encontro com diretores em Dourados: a delegada Andreia Alves Pereira, da Infância e Juventude; o comandante e o sub do 3º. Batalhão da PM (Polícia Militar), tenente coronel Samuel Castilho Ferreira Aragão e o major Vieira; o subcomandante da 9ª. Companhia da PM, capitão Louveira; e o sub da Guarda Municipal de Dourados, inspetor José Rubens Barbosa, entre outros membros da instituição.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Para comemorar Dia do Músico, Hashioka realiza sessão solene Tom do Pantanal – Arara Azul na Alems amanhã
Leia Mais
Esquenta Black Friday registra alta de 7,9% nos pedidos e indica crescimento na data principal
Leia Mais
TCE-MS participa de ação de cidadania na aldeia Te’yiku
Leia Mais
Presidente da Arauco, Carlos Altimiras, é homenageado pela FIEMS com Medalha da Ordem do Mérito Industrial
Municípios